Mito ou verdade: será que sempre chove no dia de finados?

Será que chove ou não no dia de finados? - Foto: Renato Cabrini / Next Editorial

Costumam dizer que o dia de finados atrai chuva. Mas será que neste feriado choverá?

Muitas pessoas costumam afirmar que no Dia de Finados, neste sábado (02), sempre chove. Mas isso é verdade ou mito? De acordo com a Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), essa afirmação é mais fácil de ser assimilada por países tropicais, como o Brasil.

O fenômeno costuma acontecer, pois novembro é um mês em que está presente a Primavera, estação em que há transição entre o inverno seco e o verão chuvoso.

O instituto informa, ainda, que no Espírito Santo é comum chover bastante em novembro, sendo considerado o segundo mês mais chuvoso do ano. Então, a previsão de chuva para o dia 02, é a mesma para os dias 1º e 03, por exemplo.

Segundo levantamento feito nas séries históricas de dados de chuva da capital capixaba, nos últimos 40 anos de dados observados, foram constatados 19 feriados de finados com chuva. Ou seja, em aproximadamente 50% dos feriados de finados choveu.

Desta forma, temos igual probabilidade de ter chuva ou não, no dia de Finados!

Confira a previsão do tempo para o fim de semana:

No sábado (02), o sol aparece entre algumas nuvens e há previsão de chuva esparsa e rápida em alguns momentos do dia em trechos das regiões Sul e Serrana do Estado. Na Grande Vitória e no litoral sul, há chance de chuva fraca durante a manhã. Não há expectativa de chuva nas demais áreas e a temperatura diurna diminui um pouco em todas as regiões capixabas. (Veja o mapa).

Já o domingo (03) será de sol e poucas no Espírito Santo, sem previsão de chuva. A temperatura volta a aumentar em todas as regiões capixabas e o vento sopra de moderada a forte intensidade no litoral das regiões Sul e da Grande Vitória.

Leia Também:
Conteúdo Publicitário