24.5 C
Vitória
sexta-feira, 22 janeiro, 2021

Mito ou verdade: será que sempre chove no dia de finados?

Costumam dizer que o dia de finados atrai chuva. Mas será que neste feriado choverá?

Muitas pessoas costumam afirmar que no Dia de Finados, neste sábado (02), sempre chove. Mas isso é verdade ou mito? De acordo com a Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), essa afirmação é mais fácil de ser assimilada por países tropicais, como o Brasil.

O fenômeno costuma acontecer, pois novembro é um mês em que está presente a Primavera, estação em que há transição entre o inverno seco e o verão chuvoso.

O instituto informa, ainda, que no Espírito Santo é comum chover bastante em novembro, sendo considerado o segundo mês mais chuvoso do ano. Então, a previsão de chuva para o dia 02, é a mesma para os dias 1º e 03, por exemplo.

Segundo levantamento feito nas séries históricas de dados de chuva da capital capixaba, nos últimos 40 anos de dados observados, foram constatados 19 feriados de finados com chuva. Ou seja, em aproximadamente 50% dos feriados de finados choveu.

Desta forma, temos igual probabilidade de ter chuva ou não, no dia de Finados!

Confira a previsão do tempo para o fim de semana:

No sábado (02), o sol aparece entre algumas nuvens e há previsão de chuva esparsa e rápida em alguns momentos do dia em trechos das regiões Sul e Serrana do Estado. Na Grande Vitória e no litoral sul, há chance de chuva fraca durante a manhã. Não há expectativa de chuva nas demais áreas e a temperatura diurna diminui um pouco em todas as regiões capixabas. (Veja o mapa).

Já o domingo (03) será de sol e poucas no Espírito Santo, sem previsão de chuva. A temperatura volta a aumentar em todas as regiões capixabas e o vento sopra de moderada a forte intensidade no litoral das regiões Sul e da Grande Vitória.

Leia Também:
- Publicidade -

Matérias relacionadas

Mães à beira de um ataque de nervos

A pandemia obrigou toda a sociedade a mudar. Mudar hábitos, a forma de olhar a sociedade, as relações. Mas impôs às mães uma rotina ainda mais exaustiva

Golpe pelo WhatsApp: saiba como evitar!

Várias pessoas estão sendo vítimas de golpistas que tem clonado números de WhatsApp de pessoas e mandando mensagens pedindo dinheiro.

Como aproveitar melhor o FGTS emergencial?

Para muitas pessoas, esse dinheiro já tem destino definido, como pagar algumas contas essenciais, além de investimento pessoal, mas será que existe uma forma melhor de aplicá-lo? Especialista explica!

Aprenda uma profissão! Cursos rápidos com aulas on-line

Os cursos têm o objetivo de qualificar os profissionais para atuar diante da pandemia, de forma rápida, e foram criados para atender às principais demandas da população.

Avós: uma contribuição valiosa para o desenvolvimento infantil

Os avós, muitas vezes acaba sendo uma espécie de “segunda mãe” de meninos e meninas cujos pais têm que cumprir longas jornadas de trabalho ou estudos.

Seguros de vida cobrem pandemias? Tire essa dúvida!

A maioria das apólices possuem uma ampla garantia, mas uma situação igual a vivida atualmente não era projetada o que deixa muitas famílias descobertas em um momento de urgência.

ES Brasil Digital

ESBrasil-184 - Retrospectiva
Continua após publicidade

Fique por dentro

Série histórica mostra ocupação hoteleira durante a pandemia

Já estão disponíveis no Observatório do Turismo os dados relativos à taxa de ocupação hoteleira relativa ao ano de 2020, nos municípios de Vitória, Vila Velha e Serra

Sicoob inicia 2021 com recordes de movimentações financeiras

Instituição tem atuado para facilitar acesso a produtos e serviços financeiros aos seus mais de 5 milhões de cooperados

Concessão da Codesa: o que muda!

A Federação das Indústrias do Espírito Santo promoveu uma audiência para esclarecer o setor produtivo sobre o processo de desestatização da Codesa, a Companhia Docas do ES

Produção agropecuária de 2020 alcança R$ 871 bilhões

as variáveis determinantes para os resultados estão relacionadas aos preços dos produtos no mercado interno

Vida Capixaba

Queijos: segunda maior agroindústria capixaba

Queijos com adição de especiarias e ervas finas, com recheio de geleias de frutas, doce de leite e embutidos, ou até defumados, são algumas versões de queijos capixabas que demonstram a potencialidade do setor

Prêmio de fotografia ‘As belezas que Anchieta viu’

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) divulgou, nesta terça-feira (19), o resultado do prêmio de fotografia “As belezas que Anchieta viu”

Novas espécies de insetos são descobertas no Espírito Santo

Oito novas espécies de insetos foram descobertas na região norte do Espírito Santo
Continua após publicidade