25 C
Vitória
sexta-feira, 5 junho, 2020

Seminário capixaba traz “receita” contra mortalidade no trânsito

Leia Também

Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Para comemorar a data, instituições privadas, ONG's, prefeituras, e outras, se unem para fazer ações de conscientização em tempo de pandemia.

Prefeitura de Vila Velha e BNDES firmam parceria para modernizar parque de iluminação da cidade

Inicialmente, o sistema substituirá as 35 mil luminárias em toda a cidade, com lâmpadas com tecnologia de LED, além de telegestão, instalação de tecnologia de monitoramento remoto das luminárias.

Tendência nos anos 1960, cinema drive-in chegará a Vitória

O cinema drive-in chegará a Vitória na segunda quinzena de junho, no estacionamento da Faculdade Estacio de Sá, em Jardim Camburi.

Produtos com até 50% no Dia Livre de Impostos

E por conta da pandemia do novo coronavírus, os estabelecimentos inovaram. Neste ano, o Dia Livre de Impostos será on-line.

Em sua segunda edição, o seminário focará em atitudes que contribuam para a fiscalização, policiamento, infraestrutura viária e educação no trânsito

A falta de atenção é classificada como o principal fator de acidentes com vítimas fatais. Essa e outros assuntos serão tratados durante o 2º Seminário Capixaba de Segurança de Trânsito, que será realizado em 14 de maio, no Centro de Convenções de Vitória.

O evento, que já está sendo considerado o maior do Espírito Santo nesse segmento, tem como objetivo produzir conhecimento integrando três eixos que norteiam o trânsito: saúde, mobilidade e tecnologia.

Em comemoração ao Maio Amarelo, a intenção é chamar a atenção da sociedade e das lideranças do trânsito no âmbito público e privado quanto a importância de agir com estratégia para diminuir o número de lesões e mortes nas rodovias.

O representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Victor Pavarino, é um dos palestrantes confirmados para o evento. Em sua palestra, ele apresentará estratégias adotadas em países de referência classe mundial para salvar vidas no trânsito e não deixará de citar o case de sucesso chamado Colômbia.

“É um país classificado como de renda média, assim como o Brasil, que conseguiu investir pesado e hoje a cidade de Medellín oferece um transporte público de qualidade agrupando serviços de ônibus, metrô, teleférico e bonde, sendo feito sobre o conceito de mobilidade sustentável com a finalidade de garantir a igualdade de acesso”, disse Pavarino.

Espírito Santo

No Espírito Santo acontecem quase 40 mil acidentes de trânsito, sendo 14 mil com vítimas, e cerca de mil mortes todos os anos nas rodovias federais, estaduais e vias municipais. O volume e a gravidade dos acidentes afetam o sistema de saúde e a rede assistencial, desde a fase do atendimento pré-hospitalar até à reabilitação/readaptação do acidentado. Os custos com acidentes têm representado algo em torno de R$ 2,8 bilhões e o grande número de vítimas concentram-se nos jovens.

Esses números causam enorme impacto social e econômico e vão embasar o evento que também contará com três painéis. No primeiro, Saúde e Impactos à Segurança do Trânsito, os especialistas vão apresentar a relação do cuidado com a saúde frente aos impactos no aumento das taxas de acidentes.

Dentre os debates, um que abordará como o consumo de álcool e o de substâncias psicoativas tem avançado em meio a uma sociedade que cada vez dorme menos e cuida menos da sua saúde.

O painel seguinte debaterá o Futuro da Mobilidade. “Nunca se falou tanto em mobilidade urbana, mas pouco tem sido o debate efetivo desse tema para a segurança de trânsito”, ressalta o consultor de Segurança de Trânsito da Fetransportes, André Cerqueira.

O último painel vai tratar de Inovação e Tecnologia, e como elas podem suprir as diversas demandas na prevenção de acidentes. Um dos destaques deste momento será a apresentação da Mercedes-Benz, que promete trazer ao Estado um pouco do futuro do transporte em termos de segurança veicular.

“A questão da segurança no trânsito não tem sido pauta prioritária, o que demonstra o quanto o Brasil está aquém das boas práticas mundiais. Apesar disso, o momento é favorável para discutir o tema em função da Década da ONU de Redução de Acidentes (2011-2020) e, mais recentemente, com o lançamento do Pnatrans-2019-2028 (Programa Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito). Nesse cenário, a ampliação do debate e a proposição de ideias com profissionais renomados nesse assunto são fundamentais para conter a escalada dos acidentes”, defende.

Dados

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o trânsito é a nona maior causa de mortes em todo o planeta. E o Brasil contribui bastante para isso, já que aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito. Ele perde só para Índia, China, EUA e Rússia.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2015, foram registrados 37.306 óbitos e 204 mil pessoas ficaram feridas no trânsito brasileiro.

2º Seminário de Segurança de Trânsito
Data: 14 de maio
Horário: 7h30 às 18h
Local: Centro de Convenções de Vitória
Endereço: Rua Constante Sodré, 157 – Santa Lucia, Vitória/ES
Aberto ao público
Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Inflação para famílias de baixa renda cai 0,30% em maio, diz FGV

Com o resultado, o índice acumulou alta de 0,81% no ano de 2020. Em 12 meses, o indicador acumulou avanço de 2,59% Por Daniela Amorim (AE)...

Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Para comemorar a data, instituições privadas, ONG's, prefeituras, e outras, se unem para fazer ações de conscientização em tempo de pandemia.

Projeção de alta do crédito bancário em 2020 passa de 4,8% para 7,6%, diz BC

Já a projeção de crescimento do crédito livre em 2020 passou de 8,2% para 10,6%. No caso dos recursos direcionados, a projeção foi de zero para alta de 3,5%.

Adidas informa que dois terços de suas lojas em todo o mundo já reabriram

As taxas de abertura das lojas da Adidas na América do Norte e América Latina ainda estão significativamente abaixo de 50%.

Vida Capixaba

Tendência nos anos 1960, cinema drive-in chegará a Vitória

O cinema drive-in chegará a Vitória na segunda quinzena de junho, no estacionamento da Faculdade Estacio de Sá, em Jardim Camburi.

Vitória organiza Circuito Cultural com exposição on-line

Os alunos do Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) fizeram trabalhos que estão sendo disponibilizados por meio de uma exposição on-line. 

Vila Velha instala câmeras de alta definição em ruas

Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da cidade. A primeira instalação teste com uma das novas câmeras ocorreu na última sexta-feira (29), no Farol de Santa Luzia. 

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.
Continua após publicidade