18.3 C
Vitória
domingo, 14 DE julho DE 2024

Secti promoverá cursos profissionalizantes em unidades móveis

Parceria entre Secti e Senac vai promover cursos na área de gastronomia e tecnologia

Por Robson Maia

Para expandir o acesso à informação e ampliar o ensino capixaba, a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), anunciou, nesta terça-feira (16), uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para a contratação de Unidade Smart Móvel. O anúncio foi realizado pelo secretário Bruno Lamas.

- Continua após a publicidade -

Os cursos de capacitação profissional serão realizados nos setores de Culinária e Tecnologia da Informação em diversas cidades capixabas. O investimento inicial será de R$ 500 mil, com a oferta de 455 vagas para os cursos em parceria com a Secti e o Programa Qualificar ES.

Dentro do eixo da Gastronomia serão ofertados os cursos de Confeitaria Diet e Light, Culinária Básica para Escolas e Lembrancinhas Comestíveis. As primeiras cidades a ministrar esses cursos serão Domingos Martins e Serra.

No eixo da Tecnologia da Informação, as oportunidades se estenderão para Alegre, Alfredo Chaves, Guaçuí, Montanha, Ponto Belo e Serra. Os cursos abrangem temas como Criação de Websites, Design para Publicações Digitais, Informática para Jovens, Montagem e Manutenção de Notebooks e Manutenção de Smartphones.

“Essa é mais uma parceria do Governo com as instituições de nosso Estado para ampliar a oferta de qualificação profissional. Essa unidade móvel dispõe de vários equipamentos tecnológicos, como computadores, impressoras 3D, drones e até óculos de realidade virtual, para auxiliar na formação de profissionais. Assim vamos aumentar a produtividade do trabalhador capixaba. Os alunos poderão empreender ou trabalhar em empresas do mercado. Isso garante mais competitividade ao Espírito Santo”, disse o governador Renato Casagrande (PSB).

Bruno Lamas destaca que a parceria é extremamente significativa e reforça o nosso compromisso com a qualificação profissional e o desenvolvimento socioeconômico no Espírito Santo.

“A amplitude dessa colaboração é notável, atingindo diversos municípios capixabas e abrindo portas para o aprimoramento nas áreas da Gastronomia e Tecnologia da Informação. A presença das unidades móveis do Senac democratiza o acesso ao conhecimento de ponta”, pontuou Lamas.

A carreta que será utilizada para as aulas possui mais de 15 metros de comprimento e está voltada para área de tecnologia. Com 4,20m de altura e 2,6m de largura, com mais um avanço lateral automatizado de 2,5m, tendo internamente 62 metros quadrados.

A Smart Lab conta com recursos de alta tecnologia para ampliar o atendimento da instituição em todo o Espírito Santo. O espaço foi equipado com TV tela plana, lousa digital, projetor, impressora 3D, óculos de realidade virtual, notebooks, mesas digitalizadoras, câmeras fotográficas, drones, entre outros.

As inscrições estão abertas, e as aulas das primeiras turmas estão programadas para serem iniciadas no próximo dia 24, proporcionando a oportunidade de investir no futuro profissional da população capixaba e transmitir habilidades essenciais para o mercado de trabalho.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA