20.9 C
Vitória
quarta-feira, 19 junho, 2024

Descubra Iriri: Guia com os principais pontos turísticos

ES Brasil reúne indicações de lugares para aproveitar a cultura, gastronomia e lazer de Iriri, em Anchieta

Por Mariah Friedrich

Iriri é famosa por suas praias paradisíacas que renderam ao balneário localizado no município de Anchieta o título de Caribe Capixaba, com praias rodeadas por mata nativa e diversos quiosques especializados em pratos com peixe e frutos do mar e a maior infraestrutura hoteleira da cidade para receber os visitantes.

- Continua após a publicidade -

É possível explorar as principais atrações da região em um único dia e a ES Brasil preparou um guia para os leitores explorarem os principais pontos turísticos, experiências culturais e opções gastronômicas que o município tem a oferecer. Confira a seguir:

Descubra Iriri: Guia com os principais pontos turísticos
Praia da Areia Preta – Foto: Prefeitura de Anchieta/ Divulgação

Praias de Areia Preta, Costa Azul, Namorados e Santa Helena

Com suas areias monazíticas conhecidas pelas propriedades terapêuticas, a Praia da Areia Preta é uma das mais agitadas de Iriri. Conta com 670 metros de extensão, cercada por muitas árvores que proporcionam boas áreas de sombra e uma variedade de restaurantes, quiosques e bares ao longo da orla. Além disso, suas extremidades oferecem trilhas curtas pelos costões, que são perfeitas para exploradores.

A segunda praia do balneário é Costa Azul, que atrai muitos turistas por seu mar tranquilo, protegido por uma pequena enseada de apenas 350 metros. A condição das águas faz da Praia da Costa Azul um local excelente para práticas de esportes aquáticos como o stand up paddle. Assim como a Praia da Areia Preta, esta também tem uma boa infraestrutura de quiosques, restaurantes e hotéis, além de estar rodeada de belas árvores que enriquecem seu paisagem.

Descubra Iriri: Guia com os principais pontos turísticos
Praia de Santa Helena – Foto: Prefeitura de Anchieta/ Divulgação

Sendo a terceira praia de Iriri, a Praia dos Namorados é um pouco menor, com 300 metros de extensão, e se situa em uma pequena enseada ladeada por costões. Suas areias amareladas e o mar calmo com águas claras fazem deste um lugar encantador e relativamente mais reservado comparado às outras praias do balneário. Embora possua menos infraestrutura, é ideal para quem busca um refúgio tranquilo.

A mais “selvagem” das praias de Iriri, Santa Helena oferece um ambiente mais isolado, com apenas 170 metros de extensão e uma infraestrutura limitada a um quiosque e algumas casas de veraneio, o que a torna perfeita para quem deseja escapar das multidões e desfrutar de um ambiente mais calmo e íntimo com a natureza.

Descubra Iriri: Guia com os principais pontos turísticos
Ilha dos Cabritos – Foto: Reprodução Instagram @terracapixaba / @renatapimentelm

Ilha dos Cabritos

Situada entre Iriri e Piúma, oferece a oportunidade de desfrutar das águas cristalinas e natureza exuberante, com várias trilhas que permitem explorar a mata nativa. Diversas empresas locais oferecem passeios de barco ou escuna que duram aproximadamente 1h30.

Restaurante do Português – Rua Jeronimo Monteiro, SN

Anchieta é reconhecida como a Capital Estadual da Moqueca Capixaba e Iriri reúne indicando uma diversidade de restaurantes onde se pode saborear essa especialidade. Um dos locais que serve o prato típico do Estado é o Restaurante do Português, que ganhou destaque na região com seus pastéis portugueses campeões de vendas.

Descubra Iriri: Guia com os principais pontos turísticos
Massa com camarão salmão e polvo, do Recanto da Pedra – Foto: Reprodução/ Instagram @recantodapedra

Recanto da Pedra – Rua Ady Fernandes Mignone

A moqueca capixaba também é especialidade do Recanto da Pedra, que oferece uma experiência gastronômica enraizada nas tradições capixabas e se destaca por usar ingredientes frescos e locais, como peixes recém-pescados e temperos colhidos da própria horta. O cardápio inclui uma pratos de carnes e opções vegetarianas, refletindo o toque pessoal da chef Mariana, formada em culinária natural e vegana.

Tutti Buonni – Rod. Dr. Moacyr de Abreu Junqueira, 842

Com quase três décadas de tradição, o restaurante de família se orgulha de ser uma parte integrante da culinária capixaba, trazendo um toque ítalo-brasileiro à sua oferta gastronômica, que inclui entradas como polpetas, tradicionais bolinhos de carne italiano; bolinhos de bacalhau; casquinha de Bacalhau com Catupiry; bruschetta e burrata, além de diversas opções de massa, pizzas e carnes entre os pratos principais e algumas sobremesas.

Descubra Iriri: Guia com os principais pontos turísticos
Buena Onda BrewPub é ponto de encontro dos amantes de cervejas artesanais em Iriri – Foto: Reprodução/ Intagram @buenaondabrewpub

Buena Onda BrewPub – Rua Valdomiro Pereira dos Santos

Quem gosta de cervejas artesanais não pode deixar de conhecer o Buena Onda BrewPub, reconhecido pela qualidade de suas cervejas, que incluem opções populares como Pilsen, IPA e Stout. Além das bebidas, o pub serve grelhados, risotos, hambúrgueres e sobremesas e oferece programação cultural em um ambiente que mistura o espírito do rock ‘n’ roll com uma atmosfera descontraída de veraneio.

Descubra Iriri: Guia com os principais pontos turísticos
Vista do pôr do sol sobre o Monte Aghá e o mar no Mauka Ocean Club – Foto: Reprodução Instagram maukaoceanclub

Mauka Ocean Club – R. Des. Antônio José, SN

Inaugurado em dezembro de 2023 na Praia da Areia Preta, o Mauka Ocean Club rapidamente se tornou um destino atrativo para quem procura diversão após a praia, com DJs animando o ambiente ao pôr do sol, vista deslumbrante para o Monte Aghá e o Oceano Atlântico, coquetéis tropicais e um cardápio sofisticado criado pelo chef Kevin Sarmento. O espaço funciona como restaurante a partir das 12h e se transforma em clube ao entardecer, a partir das 16h.

Descubra Iriri: Guia com os principais pontos turísticos
Iriri Beach Water Park – Foto: Reprodução/ Instagram @iriribeachparkoficial

Iriri Beack Park – Rodovia do Sol, KM 88/89

Uma boa escolha para quem busca momentos de lazer em família em um cenário paradisíaco, o Iriri Beach Water Park é equipado com piscinas, brinquedos aquáticos, quadras poliesportivas e de tênis, toboágua espaços como redários e áreas com churrasqueiras. Além das opções de lazer ao ar livre, o complexo conta com academia, lanchonete, restaurante, sorveteria e loja de conveniência.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -