24.9 C
Vitória
terça-feira, 25 junho, 2024

9 lugares para saborear massas na Grande Vitória

Confira 10 restaurantes inspirados na cozinha italiana

Por Mariah Friedrich

As delícias da culinária italiana fazem sucesso em todo o mundo e existem muitos restaurantes para se deliciar na Grande Vitória com pratos de massa artesanal e outros clássicos inspirados na gastronomia do “país da bota”. Pensando nos amantes dessa cozinha, ES Brasil preparou uma lista com indicações de lugares para desfrutar os sabores que capturam a essência italiana.  

- Continua após a publicidade -

1. Oriundi 

Sob a liderança do chef Juarez Campos, considerado embaixador da cena gastronômica capixaba, o Oriundi foi fundado em 1993 e já conquistou diversos prêmios, incluindo o reconhecimento como o melhor restaurante italiano e melhor chef da cidade por publicações como a revista Veja e Gourmet Vip. O restaurante se destaca pela cozinha predominantemente do Norte da Itália, porém incorporando elementos brasileiros e capixabas em alguns pratos.

Oriundi: R. Elías Tomasi Sobrinho, 130, Santa Lucia, Vitória

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Restaurante Oriundi 🇮🇹 (@restaurante.oriundi)

2. Tomatto Trattoria

Aconchegante e sofisticada, a Tomato Trattoria, na Praia do Canto, oferece um cardápio assinado pelo chef Fabrício Baccini que entrega pratos inspirados nas próprias memórias com a comida preparada por sua avó italiana. Os carros chefes da casa são os raviólis, nhoque e a massa de lasanha verde. Entre os mais pedidos estão o “spaghetti ala carbonara”, “fillet mignon com fetuccini in salsa branca”, “fettucine alla bolognese”, “parmegiana di mignon con patatine fritte” e “fillet mignon con risotto di grana”.

Tomato Trattoria: R. Joaquim Lírio, 671, Praia do Canto, Vitória

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Tomatto Trattoria Vila Velha (@tomattotrattoriavilavelha)

3. Vila Rusticana

Em um espaço aconchegante na Praia da Costa, a cantina é uma boa opção para experimentar pratos típicos preparados artesanalmente na cozinha, como as burratas, que são um sucesso, raviolis, nhoques e a pana cota, de sobremesa. A carbonara é sugestão da chef. Funciona de terça a domingo, das 19h às 23h. 

Vila Rusticana: Av. Antônio Gil Veloso, 1570, Praia da Costa, Vila Velha

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Vila Rusticana (@vilarusticana)

4. Cantina do Bacco

O tradicional restaurante instalado em Jardim da Penha, Praia do Canto e Shopping Vitória foi classificado em 2022 como no Top 10 Restaurantes Italianos em Vitória pelo Restaurant Canguru, um guia internacional que reúne todos os comentários positivos disponíveis na internet em plataformas como o Google, Facebook e TripAdvisor. Serve diversos pratos de massa, risoto, carnes e frutos do mar. Os sabores de pizza mais consumidos são marguerita, pizza de parma e caprese. A proprietária e chef Karoline fica responsável pela produção das massas e artesanais de fermentação natural.

Cantina do Bacco: Av. Anísio Fernandes Coelho, 66, Jardim da Penha
Shopping Vitória – Av. Américo Buaiz, 606, Enseada do Suá, Vitória – ES
Bacco Deliery Vila Velha – R. Prof. Augusto Rusch, 345

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Bacco Shopping Vitória (@bacco_sv)

5. Cuore e Cucina

Com muito sabor e preços justos, o restaurante comandado pela chef Zaima serve massas artesanais com farinhas importadas da Itália. Ela e o marido italiano moraram no país e orquestram a produção dos spaghettis, talharins, lasanhas, nhoques e raviólis de vários tipos.O prato mais consumido é a Carbonara, que leva gema de ovo, queijo pecorino importado, guanciale e pimenta do reino. Em segundo lugar vem o nhoque de mandioca recheado de queijo muçarela.  

Cuore e Cucina: Rua Sebastião Silveira, 64, Praia das Gaivotas, Vila Velha

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Cuore e Cucina (@cuoreecucina)

6. Spaghetti e Cia

Um dos mais conhecidos não poderia faltar na lista. Vale a pena experimentar o ravioli e o clássico tiramsù nos restaurantes localizados em Bento Ferreira, Vitória, e na Praia da Costa, em Vila Velha. O paladar apurado da chef Elina Delboni não costuma decepcionar.

Spaghetti e Cia Vitória: Av. Leitão da Silva, 377, Bento Ferreira
Spaghetti e Cia Vila Velha: R. Anésio Alvarenga, 240, Praia da Costa

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Spaghetti & Cia (@spaghettieciaoficial)

7. Pecorino

Inaugurado em 2023, o Pecorino é uma boa pedida para quem estiver passando pelo Shopping Praia da Costa. É possível escolher entradas, pratos de massa, risotos e carnes do cardápio a la carte. O espaguete com lulas, camarões, molho de tomate e panceta (Spaghetti com calamaretti, gamberi e panceta) faz sucesso na casa.  

Pecorino: Shopping Praia da Costa -3 Av. Dr. Olívio Lira, 353 Piso L1, Praia da Costa, Vila Velha

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Pecorino Bar & Trattoria (@pecorinovilavelha)

8. Cantina Fiorentina do Mário

A tradicional cantina fundada por Mário e Antonietta Cangini serve canellones, lasanhas, rondellis e vários pratos de massa preparados na cozinha do restaurante para serem consumidos no aconchego do clima familiar do ambiente. A casa é administrada pelas filhas do casal, Simonetta e Laila, e por Giovanni, filho de Simonetta que participa dando um olhar jovem. A avó continua cozinhando alguns pratos e faz valer o ditado “Em casa de Nonna, ninguém come mal”. O lugar é reconhecido pelo Restaurant Canguru, que classificou o lugar no top 10 restaurantes italianos de Vitória em 2023.
 
Cantina Fiorentina do Mário: R. Eugênio Netto, 336, Praia do Canto, Vitória

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Cantina Fiorentina do Mário (@cantinafiorentina)

9. Bontà

Na Prainha, em Vila Velha, a chef Amanda Queiroz, no comando da Bontà oferece uma autêntica experiência napolitana na degustação do carro chef da casa, a pizza de massa e longa fermentação, certificada pela AVPN de Napoli. Única casa da grande Vitória e uma das 27 pizzarias do Brasil com o selo da Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN), criada em Nápoles, o lugar oferece também outras opções de massa, como o Gnocchi alla Sorrentina, Gnocchi 4 Formaggi e Gnocchi al Ragu. O cardápio também traz opções vegetarianas, sem ingredientes de origem animal. 

Bontà: R. Antônio Ataíde, 218, Centro de Vila Velha

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Bontà | Pizzaria (@bontafornoecucina)

Bônus: Domingos Martins

10. Don Calmon

Em um lugar lindo, com vista para Pedra Azul e Pedra do Lagarto, o Don Calmon serve pratos com raízes na cozinha italiana e contemporânea. Os pratos de massa mais pedidos são o Ravioli de pera com gorgonzola e filé mignon ao molho de vinho tinto, nhoque defumado de baroa ao molho de funghi secchi e bife ancho angus grelhado, ravioli de três cogumelos na manteiga de sálvia e filé mignon grelhado e o ravioli de ervas com recheio de baroa na manteiga de sálvia e filé mignon grelhado ao molho de vinho.

Don Calmon: Br 262, Km 90, Pedra Azul, Domingos Martins

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Restaurante Em Pedra Azul (@doncalmon)

*Matéria publicada originalmente em 25 de agosto de 2023

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -