31.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Detran aponta que 48% das vítimas fatais no trânsito são motociclistas

Homens na faixa etária de 25 a 44 anos são maioria das mortes em acidentes de trânsito

Por Kebim Tamanini

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) divulgou nesta semana que, das 543 vítimas fatais no trânsito em 2023, 48% foram motociclistas, no total de 263 mortes. As principais infrações registradas para esses veículos de duas rodas, foram velocidade superior à máxima permitida, uso de calçado inadequado e avanço do sinal vermelho.

- Continua após a publicidade -

O diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, enfatiza que, apesar da redução no número de mortes de motociclistas neste ano, os casos fatais continuam sendo uma preocupação para a instituição. “Os acidentes com motociclistas destacam a vulnerabilidade desses indivíduos no trânsito, já que não contam com a proteção de um automóvel. Isso frequentemente resulta em sequelas graves e permanentes, afetando não apenas a vida do motociclista, mas também a de seus passageiros e familiares”, pontua.

Detran aponta que 48% das vítimas fatais no trânsito são motociclistas
Fonte: detra-ES

É importante destacar que nas vias capixabas circulam mais de 660 mil motocicletas, motonetas e ciclomotores, o que representa aproximadamente 30% da frota total do Estado, que atualmente conta com 2.283.998 veículos registrados.

Outros dados anunciados foram a redução de 16,8% nas vítimas fatais de atropelamentos, diminuindo de 95 mortes de janeiro a agosto de 2022 para 79 no mesmo período deste ano. No entanto, houve um aumento de 2,6% no número de ciclistas que perderam a vida, totalizando 39 óbitos em comparação com o ano anterior.

Perfil das vítimas

A maioria das vítimas no trânsito são homens, geralmente com idades entre 25 e 44 anos. Teresa Mate, Gerente de Educação de Trânsito do Detran-ES, explica que esse perfil se deve, em parte, à educação recebida, não apenas em relação à educação no trânsito, mas também de forma mais ampla.

“Há uma percepção de que a liderança masculina tende a assumir mais riscos, sendo menos cuidadosa no trânsito em comparação com as mulheres. As mulheres, muitas vezes, são educadas para desenvolver uma percepção mais aguçada dos riscos, enquanto os homens podem adotar uma abordagem mais ousada”, esclarece Teresa quando questionada sobre essa discrepância de acidentes relacionada ao gênero.

Períodos e cidades onde ocorrem mais fatalidades

De acordo com o Observatório da Segurança Pública no Espírito Santo, os acidentes mais graves tendem a ocorrer durante os horários em que as estradas estão mais livres, o que pode surpreender a maioria das pessoas.

A Gerente de Educação de Trânsito explica esse fenômeno, destacando que os momentos de tráfego mais intenso, como durante a hora do almoço, geralmente são mais seguros devido à maior atenção dos motoristas. “Os acidentes mais sérios costumam ocorrer nos finais de semana, quando as vias estão menos congestionadas e as pessoas podem se sentir mais relaxadas”, salienta.

Os dados revelam que o dia da semana com o maior número de casos é o domingo, representando 21% das ocorrências, seguido pelo sábado, com 18%, indicando que os finais de semana são os momentos em que ocorrem mais vítimas fatais. Além disso, a parte da tarde é o período mais frequente, com cerca de 35% das ocorrências fatais acontecendo entre as 12h e às 18h.

Veja na tabela as cidades que concentra o maior números de vítimas fatais.

RankingMunicípio20232022(%)
Serra4752-10%
Vila Velha27270%
Linhares272413%
São Mateus252119%
Colatina231828%
Vitória2125-16%
Cachoeiro de Itapemirim2133-36%
Viana209122%
Aracruz191173%
10°Nova Venécia171331%

Campanha do Detran-ES

Durante a Semana Nacional do Trânsito, o Detran-ES busca conscientizar as pessoas sobre as consequências das escolhas e a importância de não pensarmos apenas de forma individual. Para atingir esse objetivo, o departamento vem realizando abordagens nas ruas, oferecendo formação aos servidores e promovendo campanhas educativas em várias plataformas. O departamento acredita que a conscientização e a educação são medidas essenciais para reduzir o número de vítimas fatais no trânsito.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA