Desabastecimento ocorre na alta temporada devido ao grande fluxo de turistas
Por Kebim Tamanini
O problema de desabastecimento de água em Guarapari e Anchieta durante a alta temporada, quando milhões de turistas visitam as cidades, pode estar perto de uma solução. Nesta semana, a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) anunciou um investimento de R$ 2,3 milhões para a realização de estudos preliminares, levantamentos topográficos, elaboração de todos os projetos necessários e estimativas de custos. A conclusão dessas etapas está prevista em 18 meses.
“A expansão do sistema de abastecimento não visa apenas atender à crescente demanda por água, mas também tem o potencial de estimular o desenvolvimento econômico da região. A melhoria da infraestrutura hídrica pode criar um ambiente propício para novos empreendimentos e investimentos, impulsionando assim o crescimento econômico local”, destacou a diretora de Engenharia e Meio Ambiente da Cesan, Kátia Côco.
A primeira etapa visa encontrar soluções sustentáveis e eficazes para o problema de abastecimento de água na região. A ordem de serviço será assinada em breve, iniciando um processo com benefícios, como melhorias na qualidade e disponibilidade de água para os moradores, redução das interrupções no fornecimento durante a alta temporada e maior conforto para moradores e turistas.
- Interdições para a 10 Milhas Garoto começam nesta quinta-feira (21)
- Terceira Ponte será fechada no domingo para a corrida 10 Milhas Garoto
O presidente da Cesan Munir Abud, disse que a atual gestão visa acabar com os problemas de falta de água na região de Guarapari e Anchieta. “Segurança hídrica vai ser prioridade. É questão de honra acabar com os históricos problemas de desabastecimento em Guarapari durante o verão. É possível e nós vamos fazer isso antes de 2026. Não pode faltar água no Espírito Santo”, reforçou.