27.7 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Raquel Lessa: busca por mais segurança para as mulheres

Com extensa atuação na política, Lessa luta pelo fim da  violência contra as mulheres e trabalha pela interlocução com municípios

Por Redação

Deputada estadual pelo 3º mandato consecutivo e ex-prefeita do município de São Gabriel da Palha por duas oportunidades, Raquel Lessa (Progressistas) vai ser a próxima parlamentar a presidir a Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Com foco no trabalho como “ponte” entre os poderes e municípios, Lessa é uma das quatro mulheres que ocupam uma cadeira no Legislativo capixaba.

- Continua após a publicidade -

Há quase 20 anos na política capixaba, Lessa trava uma luta constante na defesa dos direitos das mulheres na política e na sociedade. Prefeita da cidade de São Gabriel da Palha entre os anos de 2004 e 2012, a deputada destacou os avanços obtidos pela região graças às políticas instituídas em seu mandato.

“Quando fui prefeita em São Gabriel da Palha, a gente observou um importante crescimento social e econômico no município. Pude ver esse trabalho ser reconhecido por outros colegas quando assumi a cadeira no legislativo. É um legado que me orgulho de ter deixado para a cidade”, destacou em entrevista à ES Brasil.

Por já ter ocupado diferentes faces do poder, Raquel destaca que hoje, em seu trabalho na Ales, tem se preocupado em atuar como um elo entre os poderes Executivo e Legislativo, além de interceder pelos municípios junto ao governo estadual.

“O que eu procuro é estar sempre presente nos municípios, fazendo essa interlocução com entre o Executivo e o Legislativo. Faço uma espécie de elo entre o Palácio Anchieta, a Assembleia e os municípios. A gente consegue interiorizar os recursos do Estado e dar poder aos Executivos”, afirmou Lessa.

Uma das poucas mulheres que ocupam um cargo no legislativo capixaba – apenas quatro  atualmente figuram na Ales – Lessa já conheceu a realidade de ser exceção quando chefiou o Executivo. A ex-prefeita cobrou uma maior participação feminina na política capixaba e destacou projetos que tem em mente para a garantia dos direitos das mulheres.

“Eu, como mulher participando da política, observo que é muito lenta a evolução [da participação feminina]. Nós precisamos avançar, as mulheres precisam acreditar mais na política, acreditar que fazemos essa diferença. Temos feito várias leis para ajudar a mulher vítima de violência, para tirar ela dessa situação. Nós temos trabalhado projetos sobre a Saúde da Mulher, leis para dar condições a mulher de conquistar um emprego, porque muitas mulheres se submetem a viver com um homem violento por falta de renda”, concluiu Raquel.

Confira outro trecho da entrevista de Lessa à ES Brasil:

Quais bandeiras você tem levantado em seu mandato?
“No nosso mandato a gente tem várias áreas sendo trabalhadas. Estou com a presidência da comissão de assistência social, sou muito ligada a política social. Acredito que a política é uma ferramenta incrível para fazer o social. Sou muito ligado às ações nos asilos e APAES. Então a gente vai fazer um trabalho muito importante. A agricultura é um ponto que sempre priorizo também.”

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA