21 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Dia da Mulher: curso gratuito de programação web

Os cursos de programação web serão realizados em Vitória, Serra, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares

Por Amanda Amaral

Mais um curso gratuito voltado para as mulheres, é o Senai Tech pras Manas. Serão 100 vagas distribuídas nas unidades de Vitória, Serra, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares. Um dos objetivos é proporcionar a inserção delas no mercado de trabalho em uma área promissora, a de Programação Web.

- Continua após a publicidade -

O curso foi lançado nesta quarta-feira (08), quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. A iniciativa é da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), com a parceria do Instituto Oportunidade Brasil (IOB) e a Associação Capixaba de Tecnologia (Act!on).

Segundo os organizadores da ação, o curso cumpre dois papeis: o de estimular a participação feminina no mercado de trabalho de tecnologia e o de suprir uma demanda crescente por profissionais nessa área.

A oportunidade é para mulheres em situação de vulnerabilidade social, com ensino fundamental completo e idade mínima de 16 anos. As aulas são noturnas e têm início em abril. A carga horária é de 200 horas. As inscrições poderão ser realizadas na unidade Senai de interesse.

Conteúdo do curso

As alunas terão noções básicas sobre língua portuguesa, matemática e informática básica, e desenvolverão capacidades técnicas e socioemocionais para codificação de interfaces baseadas em UX (Experiência do Usuário) e UI (Interface do Usuário) em aplicações web, considerando as necessidades do usuário.

Além disso, as aulas serão voltadas para codificação front-end e abordará conceitos de Lógica de Programação, HTML, CSS, JavaScript, frameworks, dentre outros.

programação web
A presidente da Findes, Cris Samorini, comenta sobre as oportunidades de emprego após o curso. Foto: Divulgação/Findes

Mercado de trabalho

Dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) mostram que em cinco anos serão criados quase 800 mil novos postos no país, mas o Brasil forma pouco mais de 53 mil profissionais de tecnologia por ano, o que deve abrir um déficit de 532 mil pessoas para trabalhar na área. O salário inicial é de R$ 2.400,00.

De acordo com levantamento da Serasa Experian, em parceria com a ONU Mulheres, o público feminino corresponde a apenas 17% do total de programadores. Diante dessa perspectiva, o Senai acredita na força da mulher de conquistar os seus espaços e fazer a diferença na transformação do mundo dos negócios, da tecnologia e da inovação. “A capacitação profissional é uma ferramenta essencial para ajudar mulheres em vulnerabilidade social a se tornarem mais independentes, confiantes e capazes de tomar decisões e alcançar seus objetivos no mercado de trabalho. Não vamos só capacitá-las, vamos ajudá-las a conquistar uma oportunidade de emprego. Estamos trabalhando com parceiros que apoiam a iniciativa e acreditam no potencial dessas mulheres”, pontua a presidente da Findes, Cris Samorini.

Confira o endereço das unidades do Senai:

Senai Vitória

Endereço: Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 2235, Bento Ferreira, Vitória.

Senai Serra

Endereço: Av. Paulo Miguel Bohomoletz, 520, Civit I, Serra.

Senai Linhares

Endereço: Av. Filogônio Peixoto, 728, Aviso, Linhares.

Senai Cachoeiro de Itapemirim

Endereço: Av. Jones dos Santos Neves, 975, Alto Monte Cristo, Cachoeiro de Itapemirim.

*Mais informações sobre o curso Senai Tech pras Manas no site do Senai.

Fonte: Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA