25 C
Vitória
sábado, 4 abril, 2020

Isolamento domiciliar ou quarentena. Você sabe a diferença?

Leia Também

Covid-19 no Brasil: 432 mortes e mais de 10 mil casos confirmados

Balanço do Ministério da Saúde divulgado neste sábado (4) aponta para 73 novos óbitos no país em razão da covid-19 O balanço dos casos de...

Como proteger o fluxo de caixa em tempos de pandemia?

O que vem pela frente, agora, são os debates sobre a possibilidade de os empresários usarem o argumento de força maior.

Filme sobre o novo coronavírus já está pronto. Veja o trailer!

“Corona” é o nome do longa que será lançado em breve.O filme conta a história de sete pessoas presas em um elevador e uma delas está infectada.

Apresentação do comprovante de multa eleitoral deixa de ser obrigatório

O sistema elo evita que os eleitores precisem ir aos cartórios eleitorais para comprovar o pagamento de multas eleitorais.

Apesar dos dois termos confundirem, eles apresentam diferença. Saiba aqui como proceder para evitar o contágio do novo coronavírus!

Nas últimas semanas, a sociedade tem se precavido e tomado atitudes para evitar a transmissão do novo coronavírus (Sars-Cov-2). Inclusive, autoridades como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde indicaram o recolhimento da população em suas residências.

Entretanto, o termos “isolamento domiciliar” e “quarentena” estão gerando confusão nas cabeças das pessoas. De acordo com a infectologista e professora da Universidade de Vila Velha (UVV), Jaqueline Rueda, o isolamento é um termo utilizado para indicar um conjunto de ações que visam minimizar a transmissão para o outro.

“Nesse momento, para pacientes com sintomas leves e sem complicações essas medidas são recomendadas que sejam feitas no domicílio. Para os pacientes com doença de gravidade moderada a grave o isolamento é sob regime de internação”, disse Jaqueline.

Mas o isolamento pode ser feito também por pessoas que não estão infectadas, de modo que não haja a transmissão e proliferação do vírus, principalmente nos grupos de risco, como idosos, grávidas, pessoas com doenças crônicas, entre outras.

Já a quarentena é uma medida administrativa aplicada por uma autoridade sanitária ou pública, segundo explica o médico pediatra Jovarci Motta. Segundo ele, é uma medida imposta a um indivíduo ou população potencialmente exposta a um microorganismo.

“Longe do que o termo sugere, a quarentena não necessariamente implica em 40 dias, mas um período de tempo variável correspondente ao período de incubação do agente infeccioso. Pode ser no período de 14, 20 ou mais dias, se necessário”, explica o médico.

Motta afirma que na quarentena também é necessário ter uma estrutura que permita acomodar o paciente, Uma outra série de medidas são importantes, como identificar na porta do quarto que o paciente está em isolamento, que as pessoas precisam usar equipamento de segurança, como máscaras faciais, luvas, entre outras coisas.

Lei

Uma lei nacional foi sancionada no mês passado especificamente para tratar de “medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019”. A Lei 13.979/2020, que trata da doença, explica bem o termo. Veja abaixo:

“Dentre as medidas estão nos incisos I e II deste artigo, o “isolamento” e a “quarentena”, sendo que o artigo 2º ainda desta lei classifica como isolamento “a separação de pessoas doentes e contaminadas” e a quarentena “a restrição de atividades ou separação de pessoas suspeitas de contaminação”

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Como proteger o fluxo de caixa em tempos de pandemia?

O que vem pela frente, agora, são os debates sobre a possibilidade de os empresários usarem o argumento de força maior.

5 vantagens que a atividade física traz ao mercado de trabalho

Exercícios físicos podem ajudar as pessoas a terem uma vida mais prazerosa e crescerem profissionalmente Com a correria do dia a dia, muitas pessoas entram...

Venda de imóvel? Saiba o que é lucro imobiliário e o impacto no IR

O ucro imobiliário se configura quando o proprietário vende um imóvel por um valor mais alto do que comprou. Veja os impactos causados no IR.

Coronavírus pode reduzir exportações em US$ 18,6 bi, informa CNI

A projeção inicial foi baseada na estimativa de que o PIB global encolherá 1,1% em 2020. A quantidade exportada deve cair 56 milhões de toneladas.

Vida Capixaba

Filme sobre o novo coronavírus já está pronto. Veja o trailer!

“Corona” é o nome do longa que será lançado em breve.O filme conta a história de sete pessoas presas em um elevador e uma delas está infectada.

Confira a previsão do tempo para o fim de semana!

O tempo ficará instável neste fim de semana, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Semana Santa marcada pela tradicional torta capixaba

A tradicional Torta Capixaba, um dos pratos mais tradicionais da época, será vendida nos estabelecimentos, apesar da crise causada pelo novo coronavírus.

Tempo: o que esperar para abril?

O mês de abril será marcado por temporais, chuvas volumosas e potencial para alagamentos. O mês começa com alerta e situação de perigo para chuvas fortes.
Continua após publicidade