21.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Presidente da Ales coloca Legislativo Estadual à disposição de municípios atingidos pelas chuvas

Legislativo coloca-se pronto para atender e ratificar situações oficiais de calamidade pública, permitindo agilidade no repasse de recursos estaduais

Redação Next Editorial

As fortes chuvas que têm caído em todo o Espírito Santo, já há alguns dias, são motivos de atenção por parte do Poder Legislativo. Como medida preventiva, a Assembleia Legislativa (Ales) se antecipou e se colocou à disposição para ratificar, quando necessário, decretos municipais de calamidade pública. 

- Continua após a publicidade -

Com esse procedimento, ainda que em sessões extraordinárias, os prefeitos podem tomar medidas de contenção dos prejuízos causados pelas chuvas de forma mais célere. Com a aprovação e, após a sanção governamental, o Estado ficará autorizado a destinar recursos às prefeituras que já decretaram calamidade pública. Os recursos deverão ser aplicados em ações para mitigar os danos causados pelas chuvas.

O presidente da Ales, deputado Erick Musso (Republicanos), informou que está à disposição da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e das cidades que necessitarem de apoio. “A Assembleia está atenta às fortes chuvas e pronta para ser convocada extraordinariamente se necessário for para ajudar os capixabas. Estamos ao lado de nossa população nesse difícil momento.”, declarou Musso.

Vale lembrar que este ano, a Casa aprovou em pleno recesso parlamentar, em sessão extraordinária a 12 de janeiro deste ano, o estado de calamidade pública decretado pelo município de São José do Calçado, por conta dos prejuízos provocados pelas enchentes e deslizamentos de terra ocorridos no final do ano de 2021.

O Executivo municipal precisa de autorização do Poder Legislativo capixaba para poder gastar recursos públicos além dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar Federal 101/2000) e, dessa forma, atender às necessidades da população atingida.

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA