28.4 C
Vitória
terça-feira, 29 setembro, 2020

Mariana: presidente da BHP convocado a depor na Ales

Leia Também

Banestes anuncia gratuidade para todos os clientes nas transações via Pix

Na próxima segunda-feira (05) terá início em todo o Brasil o processo de cadastro das chaves Pix, o serviço de transferências e pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central.

Mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos para outubro

Serão 30 oportunidades, gratuitas e pagas, com o objetivo de capacitar empreendedores e também aqueles que desejam empreender, por meio de cursos, webinar, palestras e oficinas.

4.500 oportunidades de conquistar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Na manhã desta segunda-feira (28), o governador do Estado, Renato Casagrande, lançou a 2ª fase do programa CNH Social, desenvolvido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES).

Representantes da empresa deverão prestar esclarecimentos sobre a atuação da Fundação Renova após incidente de Mariana

Presidente da BHP, que divide o controle acionário da Samarco com a Vale, foi convocado a depor na Assembleia Legislativa. Parlamentares querem esclarecimentos sobre a atuação da Fundação Renova. A entidade foi criada para solucionar os danos ambientais e sociais causados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais, em 2015.

A convocação foi feita pelos deputados capixabas que participam das Comissões Parlamentares de Inquérito das Licenças e da Sonegação Reunidas (CPI’s Reunidas). Além disso, os deputados também sugeriram os nomes de dois administradores da empresa no Brasil bem como dois representantes durante a assinatura do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado com Poder Público e Ministérios Públicos Federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Os reflexos da tragédia, ocorrida em 2015, causou impactos em diversas cidades capixabas, deixando 19 mortos, além de ter se tornado o maior acidente ambiental do país. Por isso, a fundação foi criada para gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem com transparência, legitimidade e senso de urgência.

“Já se passaram mais de três anos desde o incidente que atingiu diversos municípios capixabas e ainda provoca uma tremenda crise para quem está no leito do Rio Doce ou mesmo na foz, em Linhares. Foi firmado um TTAC para reparar esses danos e, mesmo assim, os termos não estão sendo cumpridos, já que o prazo para algumas indenizações venceu ainda em 2017. Enquanto tivermos dúvidas quanto a atuação das mineradoras ou mesmo da Fundação Renova, vamos convocar e ouvir os responsáveis pois o cidadão não pode pagar essa conta. São capixabas e mineiros que estão sem poder trabalhar, sem ter de onde tirar seu sustento”, protestou o presidente da CPI das Licenças, Marcelo Santos.

Segundo os deputados, os convocados devem comparecer à reunião das Comissões Reunidas no dia 16 de setembro, às 10 horas, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Espírito Santo conquista 5º lugar no Ranking de Competitividade dos Estados

O Espírito Santo subiu uma posição e agora está em 5º lugar no Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública...

Janete de Sá recebe alta da UTI para a Covid-19

A deputada estadual foi diagnosticada com o novo coronavírus e apresentou muita dificuldade de respirar. O quadro clínico evoluiu, mas ela já saiu do estado grave.

Prefeito de Viana testa positivo para a Covid-19

Gilson Daniel, está com a covid-19. Por precaução, a primeira-dama do município, Sídina Delpupo, também realizou o exame e também testou positivo para a doença.

Aprovada a criação do Fundo Municipal de Cultura da Serra

A Lei nº 70/2020, criada por meio da Emenda nº 4/2020, visa a fomentar a produção e circulação de produtos e serviços que usem conhecimento e a produção cultural e artística local.

Governador apresenta potencialidades do Estado a embaixador norte-americano

Durante a reunião, Casagrande apresentou as potencialidades do Estado, destacando a boa geolocalização para o recebimento de investimentos.

Projeto condiciona reabertura das escolas ao controle da pandemia

Segundo o deputado estadual Sérgio Majeski (PSB), autor da proposta, o Estado possui mais de 400 escolas localizadas em todos os municípios, por isso há necessidade desta medida de enfrentamento à pandemia do noco coronavírus.

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Economia: pedidos de seguro-desemprego caem 11,6% na 1ª quinzena de setembro

O custo de cada parcela adicional é estimado em R$ 8,35 bilhões, segundo cálculos da equipe econômica obtidos pelo Broadcast

‘Vamos fazer programa de substituição tributária’, diz Guedes

Ricardo Barros (PP-PR), afirmou ainda que não haverá aumento de carga tributária na proposta de reforma que o governo construirá

Conab avalia que Brasil terá segunda maior safra de café em 2020

O 3º Levantamento da Safra 2020 de Café, divulgado hoje (22), em Brasília, pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), foi estimado em 61,6 milhões...

Valor Bruto da Produção Agropecuária deve ser recorde de R$ 823 bi, diz CNA

Outros fatores que podem influenciar o indicador do setor são o aumento de 4,3% na produção, a alta de 18,7% nos preços

Vida Capixaba

Outubro Rosa 2020: novo formato, mesmo conceito

O movimento oficial Outubro Rosa 2020 chega em novo formato no Espírito Santo, mas com o mesmo conceito: alertar sobre a importância da detecção precoce do câncer. Afinal, a vida mudou. A forma de cuidar dela, não.

Bate-papo sobre “logística reversa”

A Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Espírito Santo (ABES-ES) irá promover um bate-papo online na terça-feira (29), às 19h, com o tema “Logística Reversa”.

Banestes anuncia gratuidade para todos os clientes nas transações via Pix

Na próxima segunda-feira (05) terá início em todo o Brasil o processo de cadastro das chaves Pix, o serviço de transferências e pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central.

Retorno de cirurgias eletivas impulsiona crescimento das plásticas

O aumento da procura por cirurgias atinge todas as faixas etárias e principalmente os jovens.
Continua após publicidade