27.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Petrobras: Empresa asiática vai operar plataforma no Sul do Estado

O contrato foi assinado com a empresa Yinson Production como parte do Projeto Integrado Parque das Baleias

Por Amanda Amaral, com informações da Agência Petrobras

A Petrobras fechou contrato com Yinson Bergenia Production B.V. e Yinson Bergênia Serviços de Operação, ambas do grupo da asiática Yinson Production, que serão responsáveis pelo afretamento e prestação de serviços da FPSO Mária Quitéria, que faz parte do Projeto Integrado Parque das Baleias.

- Continua após a publicidade -

Esta FPSO será a nova unidade do sistema definitivo a ser instalada no Campo de Jubarte, localizado na porção capixaba da Bacia de Campos, Litoral Sul do Espírito Santo. O acordo foi assinado esta semana, conforme divulgado pela petroleira, que já havia assinado carta de intenção com as empresas asiáticas em novembro de 2021.

FPSO

FPSO significa unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de óleo. Na sigla em inglês, Floating, Production, Storage and Offloading. Ou seja, são navios-plataformas.

No caso da FPSO Mária Quitéria, um dos empreendimentos mais aguardados este ano para o Espírito Santo, a construção será de responsabilidade da Yinson, sexta maior do mundo em locação de plataformas, segundo a própria companhia. Os investimentos por parte da empresa são da ordem de R$ 5,6 bilhões.

Capacidade de Processamento

A previsão é que a unidade inicie a produção no quarto trimestre de 2024 e que atue como previsto na produção do pré-sal. A capacidade de processamento será de 100 mil barris de óleo e 5 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

O projeto prevê a interligação de 17 poços ao FPSO, sendo nove produtores de óleo e oito injetores de água. Em seu comunicado, a Petrobras informou ainda que os contratos de afretamento e de serviços terão duração de 22 anos e 6 meses, contados a partir da aceitação final da unidade.

Parque das Baleias

Petrobras: Empresa asiática vai operar plataforma no Sul do Estado
Atualmente, 04 plataformas estão em operação no Campo Jubarte. Foto: Banco de Imagens Petrobras

A área de Parque das Baleias é formada pelos campos de Jubarte, Baleia Anã, Cachalote, Caxaréu, Pirambú e Mangangá. O primeiro campo de Jubarte foi descoberto em 2001.

Em 2019, a Petrobras e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) celebraram um acordo para a prorrogação do prazo de concessão até 2056 do novo campo de Jubarte unificado, que viabiliza a implantação do novo sistema de produção do Projeto Integrado do Parque das Baleias

A ação viabiliza também outros projetos complementares na área, segundo a Petrobras. Atualmente, estão em operação quatro plataformas: P-57, P-58, FPSO Cidade de Anchieta e FPSO Capixaba, este último operará apenas até este ano.

Estas plataformas estão localizadas na região litorânea dos municípios de Anchieta, Marataízes, Presidente Kennedy e Itapemirim, a quilômetros da costa.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA