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sexta-feira, 3 maio, 2024

Páscoa: R$ 61 milhões em vendas no ES

Além disso, a expectativa é de que 68% das pessoas consumam na Páscoa, um gasto médio de R$ 230,00 por produto

Por Amanda Amaral

Considerada a sexta data mais importante para o comércio capixaba, associações de lojistas e de comerciantes e prestadores de serviços realizaram estimativas para o feriado da Páscoa de 2023, comemorado no domingo (09). A expectativa é movimentar R$ 61 milhões em vendas no Estado. Além disso, a expectativa é de que 68% dos consumidores comprem algum produto no período. A previsão é de que gastem R$ 230,00 com cada artigo.

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A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) traz uma expectativa de crescimento real de 6,8% no faturamento em relação a 2022, com a previsão de que sejam movimentados no feriado R$ 61 milhões na economia capixaba. No país, a alta estimada é de 2,8%.

No comércio capixaba, a Páscoa é responsável por aumentar as vendas de ovos e chocolates, além da decoração, pescados, vinhos e azeites. Além disso, por conta da tradicional torta capixaba, os serviços de alimentação são positivamente impactados na data, inclusive, ampliando também a saída de outros pratos com frutos do mar.

O presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro, destaca que, além da venda de produtos, uma parcela do movimento econômico estadual deverá crescer impulsionada também pelo turismo de lazer, devido ao feriado prolongado, sendo uma oportunidade para os empresários potencializarem seus negócios relacionados a essa atividade.

“A Páscoa é sempre aguardada com grande expectativa pelo setor de comércio e serviços. Além das vendas de ovos e chocolates, temos as comemorações que também movimentam o comércio, bares e restaurantes”, avalia o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória, Rogério Abranches Alcantara.

Disposição para compras

Na análise da Federação, mesmo com um orçamento mais enxuto, a intenção de compra tem mostrado maior disposição ao consumo, especialmente em datas especiais, quando as famílias não deixam de consumir produtos relacionados ao momento.

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Rogério Abranches Alcantara, presidente da CDL Vitória, comenta sobre o desempenho do comércio capixaba. Foto: Divulgação

Um levantamentamento Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, apontou que 68% dos consumidores pretendem comprar algum produto em razão da Páscoa. O gasto médio será de R$ 230, movimentando mais de R$ 2 bilhões no varejo brasileiro.

“No Espírito Santo, a expectativa também é de alta nas vendas em relação a 2022, tanto de chocolates quanto de produtos relacionados à data, como decoração, pescados, vinhos e azeites, movimentando toda uma cadeia econômica e dando um gás para os empresários”, comentou o presidente da CNDL, José César da Costa. Em média, segundo a pesquisa, a expectativa é de que cada consumidor compre em torno de cinco produtos. Os principais presenteados serão filhos, mãe, cônjuge e sobrinhos, respectivamente.

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Presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro, destaca a movimentação do turismo de lazer no feriado de Páscoa. Foto: Divulgação

Pesquisa de preço

A Fecomércio-ES alerta que, em vista da inflação mais elevada, os consumidores deverão pesquisar mais para tentar encontrar produtos de valores mais acessíveis. Os chocolates, por exemplo, estão 14% mais caros do que na Páscoa de 2022, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O estudo da CDL/SPC Brasil mostrou que a maioria (81%) dos compradores pretende fazer pesquisa de preço antes de levar os ovos ou demais produtos para casa, sendo que os locais preferidos serão as lojas físicas, principalmente nos supermercados. Os ovos de chocolate industrializados são os preferidos dos consumidores (50%), seguidos pelos bombons/caixas de chocolate industrializados, ovos caseiros artesanais e barras de chocolate industrializados. A maioria deve pagar à vista, principalmente com cartão de débito ou em dinheiro, de acordo com a CDL/SPC Brasil. Os principais locais de compra dos produtos para a Páscoa serão: supermercados, lojas especializadas em chocolates e lojas de grandes varejistas, nessa ordem. A pesquisa aponta ainda que os fatores que mais influenciam a escolha do local de compra são: o preço, a qualidade dos produtos e as promoções e os descontos, respectivamente.

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