23.8 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

ES: Supermercados apostam em crescimento de 10% na Páscoa

Empresários apostam nos produtos de pratos tradicionais da Páscoa e nas novidades da indústria de chocolates

Por Amanda Amaral

Os supermercadistas esperam aumento de 10% nas vendas durante o feriado de Páscoa de 2022, em uma comparação com o ano anterior. O feriado, que acontece entre os dias 15 e 17 de abril, é o segundo melhor mês para as vendas, segundo a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps).

- Continua após a publicidade -

“Apesar da inflação bastante expressiva, acredito que teremos uma boa páscoa, melhor do que a de 2021. Já foi anunciado o desuso das máscaras e diferente do ano passado, quando ainda estávamos tensos com problemas da pandemia, a expectativa é boa”, explicou o superintendente da Acaps, Hélio Schneider.

Consumo em Alta

Ele complementa: “O feriado da Páscoa é o segundo de maior consumo nos supermercados e temos ainda as lojas especializadas em chocolate. Aqui no Estado esperamos um crescimento de 10% nas vendas, com relação ao mesmo período do ano passado”.

A expectativa vai de encontro a divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), que para este feriado aposta no crescimento entre 10% e 20% com relação à 2021.

Em seu comunicado, a entidade informa acreditar que, mesmo com um orçamento mais enxuto, o clima mais otimista com o alívio dos números da pandemia e a maior circulação de pessoas, favorecem as compras presenciais e irá movimentar o comércio em relação aos últimos dois anos.

Torta Capixaba

Além da venda de chocolates, no Espírito Santo produtos como azeite, azeitonas, ovos, bacalhau, palmito, entre outros, movimentam as vendas nos supermercados, pois são destaque na lista de compras das famílias que não abrem mão da torta capixaba, iguaria local e tradicional da Semana Santa. “Depois do Natal, a Páscoa é um período muito comemorado pela população e isso se reflete no consumo”, analisa o superintendente da Acaps.

Fornecedores

ES: Supermercados apostam em crescimento de 10% na Páscoa
Hélio Schneider é presidente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps). Foto: Divulgação

A Cadis Distribuidora, que atua fornecendo produtos como ovos de Páscoa e chocolates, azeite, atum e sardinha para os supermercados capixabas, destacou que os estabelecimentos adquiriram volumes acima do ano passado para abastecer as lojas.
“Tivemos uma procura muito boa. O incremento nas vendas foi acima dos dois dígitos em todas as linhas. Destaque para os ovos de Páscoa Tortuguita, o azeite Andorinha Extra Virgem e o atum Gomes da Costa”, informou o diretor Marcio Dias.

Novos Produtos

Um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) mostrou que as gôndolas vão receber 399 itens para o período, sendo 150 lançamentos. O número representa um crescimento de 58% em comparação com 2021. E entre as marcas, somente a Lacta espera um aumento de 10% nas vendas.

O presidente da Abicab, Ubiracy Fonsêca, destacou que a recuperação do setor está relacionada com a sua capacidade de adaptação. “O Brasil possui uma das maiores Páscoas do mundo e pode ser celebrada de diferentes formas e sabores. Como estamos no terceiro ano da data com o cenário de pandemia, as indústrias já possuem planejamentos dentro desse cenário”, explicou.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA