23.2 C
Vitória
quinta-feira, 2 abril, 2020

Paneleiras ganharão área revitalizada e deque flutuante

Leia Também

Número de casos de covid-19 chega a 6.836 e mortes somam 240

O índice de letalidade do coronavírus ficou em 3,5%. Os novos casos confirmados da doença somaram 1.119, um pouco menos do que o balanço de ontem.

Suspenso reajuste de medicamentos por 60 dias

A medida provisória publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) que suspende o reajuste dos medicamentos em até 60 dias.

Como evitar o contágio do coronavírus por meio de cédulas e moedas?

Assim como lavar as mãos e cobrir nariz e boca ao tossir e espirrar, outras medidas podem ajudar a evitar a propagação do novo coronavírus.

Exército constrói hospital com mais de 1 mil leitos

O Exército quer desafogar as unidades do sistema público de saúde e levar aos pacientes infectados com a Covid-19, e casos suspeitos da doença para o local.

O espaço teve investimento e obra realizada pela Faculdade Multivix 

As paneleiras de Goiabeiras ganharão um novo espaço. A área revitalizada será entregue no dia 1º de setembro e permitirá que elas continuem a criar as panelas de barro, tradicionais artefatos do Espírito Santo.

A obra é o resultado da parceria entre a Faculdade Multivix e a Prefeitura de Vitória. A instituição de ensino investiu financeiramente mais de R$ 500 mil, além do planejamento e execução do projeto de urbanização no entorno do galpão localizado em Goiabeiras, Vitória.

Foto: Reprodução

De acordo com o gestor da Multivix e responsável pelo projeto, Álvaro Milleri, a parte revitalizada era utilizada, anteriormente, sem nenhuma condição de segurança para as paneleiras, que acabavam ficando vulneráveis a situações climáticas ruins, exposição ao sol e à chuva. A área também ganhou drenagem, pavimentação, iluminação, plantio de árvores e realocação de postes.

“Com as modificações, as paneleiras ganharam um espaço adequado para a sua produção, com muito mais conforto. Também será possível, a partir de agora, que turistas e visitantes acompanhem melhor a etapa dessa atividade tão típica dos capixabas”, comentou Milleri.

Paneleiras de Goiabeiras

Foto: Reprodução

Primeiro patrimônio imaterial brasileiro, as paneleiras de Goiabeiras são um atrativo cultural e um diferencial para a capital capixaba. Por isso, segundo o gestor, as características rústicas do local e todo o secular processo de confecção das panelas foram preservados para não perderem o seu valor cultural.

“Fizemos uma estrutura um pouco mais moderna na área de queima das panelas e criamos, também, um cais com deque de madeira flutuante, onde a chegada dos turistas poderá ser feita por via hidroviária. Como o próprio prefeito da cidade, Luciano Rezende, afirmou, os visitantes poderão comprar a panela de barro e seguir pelos canais da baia de Vitória para a Ilha das Caieiras, onde poderão degustar a Moqueca Capixaba. É como um circuito de tradição capixaba”, ressaltou Milleri.

No local, também poderão atracar barcos pesqueiros da comunidade do entorno e embarcações turísticas. Haverá, ainda, cinco pontos delimitados para a queima (etapa em que a panela vai para o fogo para secar a argila) e depósitos deslizantes para a madeira. A área de açoite, na qual as panelas são tingidas e seladas, será coberta com um material próprio e anti-inflamável e haverá um espaço próprio para o armazenamento da matéria prima, o barro.

“Trata-se de um importante ícone do nosso Estado, com imenso valor histórico. Assim, além de investir, abraçamos este projeto que permitirá, também, uma maior aproximação entre a comunidade acadêmica e as paneleiras”, finalizou.

Leia mais:

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Como proteger os dispositivos e garantir uma navegação segura

No dia em que se comemora o Dia da Internet Segura, especialista em tecnologia dá dicas para evitar violações na rede ao utilizar o...

Ibovespa caminha para pior mês desde 1998

Na tarde de hoje (31), Ibovespa acumulava em março perda de cerca de 28%, que se mantida representará o pior desempenho mensal desde 1998.

Dicas gratuitas para superar a crise econômica da Covid-19

Evento trará estratégias e ações com os participantes para sobreviver à crise econômica e ter sucesso no pós-crise causada pela doença.

Negociação é o caminho para aluguel de pontos comerciais

A negociação com responsabilidade pressupõe real demonstração das consequências da crise e percepção recíproca para encontrar um ponto de equilíbrio das partes.

Vida Capixaba

Camerata Sesi apresenta a live: “Café com Maestro”

Com o tema “Os benefícios da música na educação musical”, o maestro Leonardo David convida a musicista Fabi Cruz para a live nesta quarta (01), às 17h

Sesi Cultura Online: Nano Vianna e André Prando

Para estrear as lives do Sesi Cultura online, dois ícones da música capixaba estarão se apresentando hoje. André Prando e Nano Vianna

Podcasts para empreendedores ouvirem durante o isolamento social

Uma das opções para o período de isolamento social é ouvir podcasts, formato que ganhou o gosto do brasileiro:em 2019. Veja as dicas!

Participe da 3ª Corrida Amaes Azul!

A corrida em solidariedade a causa do autismo tomará a 3ª Ponte, num trajeto de 10.800 km entre Vitória e Vila Velha. Será no dia 19 de julho
Continua após publicidade