27.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Panela de barro de 1,5m racha em festa e não vai pro Guiness

Peça rachou antes do preparo da moqueca e artesão do ES não conseguiu superar próprio recorde de maior panela de barro funcional do mundo

Por Mariah Friedrich

O recorde de maior panela de barro funcional do mundo tentou ser superado em evento na tarde de sábado (16) no Clube Álvares Cabral, em Vitória, com presença do fiscal do Guiness Book. No entanto, a peça candidata a bater o recorde mundial rachou no início do preparo da moqueca capixaba. Membro da Associação das Paneleiras de Goiabeiras, o atual recordista buscava superar a própria marca com uma panela de 1,50 de diâmetro.

- Continua após a publicidade -

Com 1,42 metro de diâmetro, a peça que entrou para Livro dos Recordes como maior panela de barro funcional do mundo foi feita pelo artesão capixaba Flávio Fernandes Santos em 2019. A candidata a superar a primeira levou um mês para ser concluída por ele e receberia uma tonelada de moqueca capixaba, mas a expectativa de superar a própria marca terá de ser adiada para 2024.

O utensílio passou por todo o tradicional processo de produção de panela de barro, seguindo a tradição das Paneleiras de Goiabeiras e também foi trabalhada por outros membros das paneleiras, sendo encaminhada para a queima no galpão em Goiabeiras. No evento, ao ser colocada no fogo para aquecer, ainda sem o peixe, a panela de barro rachou.

Panela de barro de 1,5m racha em festa e não vai pro Guiness

Flávio Fernandes Santos PRODUZIU  panela de barro de 1,5m de diâmetro para tentar superar a própria marca no Livro dos Recordes – Foto: Paneleiras de Goiabeiras

De acordo com a assessoria, não há uma causa específica para a quebra da panela, podendo envolver fatores como razões químicas, o tamanho em si e a temperatura.

Apesar da panela de barro não ter vingado, a moqueca capixaba do chef Roberto Malacarne foi preparada em uma panela de ferro gigante e os visitantes não ficaram sem comer a iguaria. 

O artesão já anunciou que vai tentar quebrar o próprio recorde novamente em 2024.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA