Empresa comprou 100 exames para compor a campanha Outubro Rosa, no próximo dia 19, no Sesc de São Mateus
Por Letícia Santos*
A Campanha Outubro Rosa em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, recebeu para a ação deste ano o apoio da Suzano. Foram compradas pela empresa 100 exames de mamografia para mulheres quilombolas e em situação de vulnerabilidade social na cidade. A campanha com o tema “Esse laço nunca fez tanto sentido”, lançada na última sexta-feira (27), é produzida por três clínicas de diagnóstico por imagem da cidade: Cedim, Med Imagem e Clínica Salles, além do apoio da prefeitura e de outras empresas locais.
O Dia D da campanha será realizado em 19 de outubro, das 8h às 14h, no SESC de São Mateus. O encontro irá promover atendimentos presenciais com vários profissionais da área da saúde, prescrição de exames, rodas de conversas, palestras, atividades físicas, sorteio de brindes, recreação para crianças, serviços de beleza e outras atividades. A programação é gratuita e terá o apoio de estudantes de cursos da área da saúde de uma faculdade da cidade.
A consultora de Relacionamento Social da Suzano, Rafaela Satiro de Souza Cavalcanti, que também é embaixadora da campanha, fala sobre a importância de aproximar a população mais afastada da cidade aos serviços de saúde. “É importante a união de forças para criar esta estratégia de mobilização e combate ao câncer de mama. Vamos contribuir com exames e o transporte das mulheres quilombolas de São Mateus no Dia D da campanha. A Suzano é parceira em diversas iniciativas sociais nas regiões onde está presente, e estamos muito gratos em fazer parte de mais esta iniciativa tão importante”, ressalta.
O diretor da Med Imagem e um dos organizadores do evento, Wilson Tavares afirma que a ação deste ano é muito maior e acrescenta que o objetivo é alertar sobre o diagnóstico precoce, visando o alto índice de casos na região. “Esta é a segunda edição do evento, mas neste ano a campanha está maior, com a adesão de novos parceiros, entre empresas, organizações sociais e instituições de ensino, agregando valor e aumentando o alcance e o impacto da campanha”, finaliza.
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e é a segunda doença que mais incide entre elas. Apesar disso, e de ser a primeira causa na taxa de mortalidade em mulheres no mundo, os índices de cura giram em torno de 95%, desde que descoberto precocemente.
Os números
No ano de 2023, a Campanha Outubro Rosa de São Mateus alcançou 4.636 mulheres e 732 exames de mamografia foram realizados gratuitamente, sendo que 11 casos foram positivos para o câncer de mama. Um índice considerado extremamente alto pelos organizadores, já que no Brasil a taxa estimada é de 66,5 casos por grupo de 100 mil mulheres.
Um outro dado relevante foi que 94 mulheres atendidas realizaram o exame de mamografia pela primeira vez, o que mostra a importância da ação, principalmente para o público em situação de vulnerabilidade social
Serviço:
- Movimento Outubro Rosa – Edição 2024
- Data: 19 de outubro
- Horário: 8h às 14h
- Local: SESC de São Mateus
*Sob supervisão de Erik Oakes