21 C
Vitória
terça-feira, 24 novembro, 2020

‘Orgulho de ser capixaba’: nova variável de consumo no ES

Mais Artigos

Crise para quem não pesquisa

Pesquisar seus mercados, traçar cenários realistas e tomar decisões embasadas em dados é a melhor solução

Palmares nega Zumbi!

No mês da Consciência Negra, atribuído às comemorações do dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro 1695

Mensagem de WhatsApp tem valor como documento?

Tais técnicas representam a maior arma do Estado com o fito de combater o crime, em especial, o organizado

“O day after eleitoral”

O mundo da política seguirá fervilhando - discussão sobre o orçamento de 2021, a prorrogação ou não do auxílio emergencial

esbrasil_torta_capixaba
Foto: Leonardo Silveira/ PMV

O capixaba não só aprecia as “coisas da terra”, como faz questão de adquirir produtos e consumir serviços alinhados a referências do Estado

Por Carla Pollake

Ter orgulho e valorizar as características que fazem do Espírito Santo um estado diferente dos outros pode ajudar empresas locais a se posicionarem no mercado e a conquistarem mais clientes. Essa foi uma das principais constatações de uma pesquisa, desenvolvida em duas etapas para empreendedores e investidores capixabas.

O estudo comparativo avaliou dados apurados em 2015 e informações levantadas em agosto deste ano. O objetivo foi identificar as mudanças culturais que, hoje, influenciam diretamente o comportamento do consumo de produtos e de mídia. O resultado confirmou o que já se imaginava: o capixaba não só aprecia as “coisas da terra”, como faz questão de adquirir produtos e consumir serviços alinhados a referências do Estado, sejam elas culturais ou geográficas.

Das camisetas com imagens de ícones como a Pedra Azul, o litoral ou o Congo, aos pingentes com elementos da natureza ou símbolos nativos, o regionalismo marca presença nas mais diversas áreas.

E a tendência é crescer ainda mais. Para vários setores, especialmente os ligados diretamente à imagem pessoal, como vestuário, decoração e joalheria, as belezas naturais do Estado foram o elemento mais mencionado na pesquisa. Para eles, é preciso mostrar ao mundo o quão bonito o Espírito Santo é.

Para empreendedores mais atentos, cujas marcas e produtos trazem esse novo posicionamento no DNA, essa é uma oportunidade ímpar de valorizar produtos locais e lucrar mais.

Potencial de consumo para isso, o Espírito Santo tem. O rendimento médio por família, no Estado, é ligeiramente mais alto que a média nacional e temos o sétimo melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, o que impulsiona o capixaba a investir cada vez mais em qualidade de vida por meio do consumo.

E consumo não apenas de produtos locais tangíveis, mas também de imateriais, mas que remetam ao universo capixaba como, por exemplo, a arte e a música regionais.

Dispondo de perfis econômicos e culturais de consumidores como essa pesquisa, fica mais fácil às empresas identificarem tendências e criarem estratégias de comunicação e venda. A partir daí, é entregar ao consumidor o que ele deseja. E o capixaba mostrou que sabe muito bem o que quer.

Carla Pollake é Diretora Executiva da Pollake Pesquisa e Consultora

ES Brasil Digital

Capa ES Brasil 182
Continua após publicidade

Fique por dentro

País quer elevar comércio com a Índia, diz Guedes

"Nossos olhos brilham como vemos acordos como o da Ásia, que integram toda a região", afirmou o ministro da economia

Guedes: transformar recuperação cíclica em autossustentável

Ministro admitiu que o governo vem falhando, porque ainda não conseguiu diminuir nem 1% nesta administração. "Falha nossa"

Agricultura lança plataforma para registro de máquinas e tratores

A plataforma vai funcionar em uma fase piloto, em que somente alguns agentes autorizados, como as concessionárias de vendas de equipamentos

Estudos indicam que probabilidade de 2ª onda é baixa, diz secretário

"Do ponto de vista econômico temos que garantir solidez fiscal e aumentar a produtividade", acrescentou o secretário

Vida Capixaba

Influenciadores digitais criam e-book sobre Espírito Santo

Um E-book com informações turísticas do Estado foi elaborado por um grupo de nove colaboradores. O livro digital intitulado “Conheça o ES” reúne informações dos 78 municípios do Espírito Santo

Cuidados da Mente: novo modelo de negócio na saúde mental

Grupo investe em novo modelo de negócio para atendimento em saúde mental, apostando em diagnósticos mais precisos e diminuição no número de internações

Festival da Família: Diversão em Cena ArcelorMittal

Festival da família, ação é interativa e promove o desenvolvimento emocional de crianças

Melasma Ocular

Problema nem sempre é visível e pode ser confundido com olheiras