Milhares de árvores foram plantadas em Vitória neste ano

Plantio de árvores no complexo do Tancredão (Fotografia - Divulgação/PMV)

Até o fim do ano, esse número deve ser superior a seis mil

Vitória fica cada vez mais verde. Só no primeiro semestre deste ano, foram plantadas 1.353 mudas de árvores em vias públicas e parques urbanos.

As nove regionais da cidade foram contempladas: Centro, Santo Antônio, Jucutuquara, Maruípe, Praia do Canto, Goiabeiras, São Pedro, Jardim Camburi e Jardim da Penha, cujos bairros receberam, no total, 1.186 mudas de árvores.

Já os parques urbanos Atlântica, Barão de Monjardim, Horto de Maruípe, Moscoso, Padre Alfonso Pastore, Pedra da Cebola e Pianista Manolo Cabral receberam 49 plantios de mudas. Além disso, as dependências do Tancredão receberam mais 118 mudas de árvores. Os serviços são executados pela Gerência de Áreas Verdes (GAV/Semmam).

O secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, prevê o plantio de mais 5 mil árvores em vias públicas e parques até o final do ano de 2019, sem contar as novas espécies em áreas naturais previstas nos Projetos de Reflorestamento ao longo do Maciço Central de Vitória.

Arborização

A arborização é de fundamental importância para a qualidade de vida, pois apresenta função na melhoria e estabilidade microclimática, devido à redução das amplitudes térmicas, na ampliação das taxas de transpiração, na redução da insolação direta, entre outros benefícios.

A cobertura vegetal das cidades exerce, ainda, diversas melhorias na qualidade do ambiente urbano, purificando o ar pela fixação de poeira, gases tóxicos e pela reciclagem de gases que absorvem o gás carbônico gerado por várias atividades humanas, em especial a queima de combustíveis fósseis dos veículos. Além disso, os vegetais liberam oxigênio para a atmosfera.


LEIA TAMBÉM
Conteúdo Publicitário