28.2 C
Vitória
domingo, 29 março, 2020

Cariacica recebe secretário nacional de Segurança Pública

Leia Também

PRF recebe doações de alimentos e kits de higiene para caminhoneiros

A ideia da campanha Siga em Frente, Caminhoneiro é minimizar os efeitos da situação causada pelo novo coronavírus e possibilitar condições de trabalho.

Com famílias em isolamento, saiba como evitar acidentes domésticos

Em situação de isolamento, aumentam as chances de acidentes domésticos ocorrerem, principalmente com crianças e idosos, em ambiente físicos.

Estado anuncia apoio de R$ 300 milhões para manutenção de empregos

Medidas contemplam abertura de linhas de crédito e prorrogação de taxas estaduais por 90 dias como ICMS do Simples Nacional.

Chega a 111 mortos e quase 4 mil casos de covid-19 no Brasil

Balanço deste sábado (28) acrescentou 22 mortes e 487 casos confirmados ao total anterior. Governo vai proibir entrada de estrangeiros no país durante 30...

Em visita ao Estado, representante do Governo Federal conheceu instalações públicas do município

O secretário nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo de Oliveira, visitou Cariacica na última segunda-feira (29) com objetivo de anunciar mais detalhes da implantação do projeto-piloto do Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta.

São oito ministérios trabalhando juntos, sob coordenação do Ministério da Justiça e Segurança, com expectativa de investir cerca de R$ 200 milhões em cada uma dos cinco municípios escolhidos para receberem o projeto-piloto, para investimento desde na compra e na cessão de equipamentos de segurança e videomonitoramento à construção e qualificação de espaços para promoção social.

E neste quesito, Cariacica sai na frente com destaque para aparelhos públicos do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. No último dia 17, o prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, Juninho, esteve em Brasília para garantir o interesse em pelo menos três novos equipamentos.

Um é a Casa da Mulher Brasileira, local que faz acolhimento e encaminhamento de mulheres vítimas de violência doméstica, para o qual há recursos, restando ouvir a sociedade civil sobre o tema.

Do mesmo ministério, o prefeito garantiu a construção do Espaço 4.0 para juventude, que qualifica profissionais para o mercado de tecnologia da informação. Há, ainda, o estudo para criação de um local para vivência e curso de inclusão digital para idosos.

Segundo o secretário, estes investimentos já contariam no valor total destinado para Cariacica. A cidade pleiteia, ainda para 2019 e 2020, recursos para implantação da Guarda Municipal, construção de novas creches, ampliação do serviço de atenção básica à saúde e já estuda a destinação de um local para construção da segunda Estação Cidadania-Esporte, nos mesmos moldes da recém-inaugurada do Parque O Cravo e a Rosa.

Durante a visita, o secretário nacional foi apresentado às instalações do Palácio Municipal e à estrutura de videomonitoramento da cidade bem como às soluções tecnológicas utilizadas pelo prefeito municipal na administração.

Atendendo aos veículos de imprensa, Guilherme explicou que a atuação da Força Nacional é apenas um reforço ao trabalho já praticado pela estrutura já presente. “Cariacica tem tudo para ser um sucesso como projeto-piloto e servir de exemplo para as demais cidades, principalmente pelo trabalho já realizado pelas polícias locais. Com ambiência e dedicação do município em implantar esta nova política de segurança, a participação da Força Nacional será pontual”, afirmou.

O chefe do executivo municipal ressaltou a importância do reconhecimento federal ao trabalho das forças policiais que já atuam na cidade. “Não funciona como uma intervenção, pois todos participam na construção deste modelo. Por isso somos um piloto. E o que mais me fez acreditar e aderir ao Programa foi o entendimento de que segurança pública não é só força policial, mas investimento em políticas sociais”, analisou o prefeito Juninho.


LEIA TAMBÉM
Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Consumo de internet aumenta 25% durante isolamento social

Por conta do isolamento social, o consumo de internet aumentou consideravelmente durante o mês de março no mundo inteiro, inclusive no Brasil e no Espírito Santo.

Governo anuncia medidas econômicas contra impactos da covid-19

Nesta sexta-feira (27), o presidente da República e representantes das proincipais instituições financeiras do país anunciaram linha de crédito emergencial.

PIB capixaba fica estável no último trimestre de 2019

Comércio foi o que puxou o PIB no quarto trimestre de 2019, setores de informática e veículos tiverm maior alta. Indústria apresentou retração.

Inflação oficial registra taxa de 0,02% na prévia de março

Índice que mede a prévia da inflação oficial, ficou em 0,02% em março deste ano. Este é o menor resultado para o IPCA-15 desde o início de 1994.

Vida Capixaba

Festival promove apresentações de artistas nas mídias sociais

O Festival Fico em Casa, uma ideia que permite ao internauta a contemplar apresentações de nomes do rock, indie, samba, funk, MPB e muito mais.

Saiba como fica o tempo neste fim de semana!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o fim de semana será de tempo bom no Espírito Santo.

Xô, coronavírus: “Dia de Cantoria” vai levar música para quarentena

O Dia de Cantoria é um projeto de musicalização infantil nas mídias sociais. É uma iniciativa idealizada por 4 amigos com experiência em musicalização

Cursos online gratuitos durante o isolamento social. Veja!

A Universidade Vila Velha (UVV) preparou dez cursos rápidos, online e gratuitos, para auxiliar o aprendizado de quem quer se manter qualificado
Continua após publicidade