25.3 C
Vitória
domingo, 12 julho, 2020

Cariacica recebe secretário nacional de Segurança Pública

Leia Também

Como usar e higienizar as máscaras caseiras? Atente-se às dicas!

A Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim desenvolveu um protocolo de uso e higienização das máscaras para quem os usa diariamente.

Musical “Tropicalinha” agita Diversão em Cena ArcelorMittal

A live contará a história que se passa no fictício Reino de Pindorama, governado por uma rainha autoritária e que proibia a música.

Tecnologia faz produção de café conilon “pocar” no Norte do ES

Quem apostou em sistemas de irrigação modernos, aliados ao manejo correto integrado, já começa a colher os primeiros frutos de uma tecnologia que veio para ficar.

Verstappen crava melhor tempo dos treinos livres do GP da Estíria

Neste domingo, a largada será às 10h10. Saiba mais! O holandês Max Verstappen foi o mais rápido da sexta-feira nos treinos livres do GP da...

Em visita ao Estado, representante do Governo Federal conheceu instalações públicas do município

O secretário nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo de Oliveira, visitou Cariacica na última segunda-feira (29) com objetivo de anunciar mais detalhes da implantação do projeto-piloto do Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta.

São oito ministérios trabalhando juntos, sob coordenação do Ministério da Justiça e Segurança, com expectativa de investir cerca de R$ 200 milhões em cada uma dos cinco municípios escolhidos para receberem o projeto-piloto, para investimento desde na compra e na cessão de equipamentos de segurança e videomonitoramento à construção e qualificação de espaços para promoção social.

E neste quesito, Cariacica sai na frente com destaque para aparelhos públicos do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. No último dia 17, o prefeito Geraldo Luzia de Oliveira Junior, Juninho, esteve em Brasília para garantir o interesse em pelo menos três novos equipamentos.

Um é a Casa da Mulher Brasileira, local que faz acolhimento e encaminhamento de mulheres vítimas de violência doméstica, para o qual há recursos, restando ouvir a sociedade civil sobre o tema.

Do mesmo ministério, o prefeito garantiu a construção do Espaço 4.0 para juventude, que qualifica profissionais para o mercado de tecnologia da informação. Há, ainda, o estudo para criação de um local para vivência e curso de inclusão digital para idosos.

Segundo o secretário, estes investimentos já contariam no valor total destinado para Cariacica. A cidade pleiteia, ainda para 2019 e 2020, recursos para implantação da Guarda Municipal, construção de novas creches, ampliação do serviço de atenção básica à saúde e já estuda a destinação de um local para construção da segunda Estação Cidadania-Esporte, nos mesmos moldes da recém-inaugurada do Parque O Cravo e a Rosa.

Durante a visita, o secretário nacional foi apresentado às instalações do Palácio Municipal e à estrutura de videomonitoramento da cidade bem como às soluções tecnológicas utilizadas pelo prefeito municipal na administração.

Atendendo aos veículos de imprensa, Guilherme explicou que a atuação da Força Nacional é apenas um reforço ao trabalho já praticado pela estrutura já presente. “Cariacica tem tudo para ser um sucesso como projeto-piloto e servir de exemplo para as demais cidades, principalmente pelo trabalho já realizado pelas polícias locais. Com ambiência e dedicação do município em implantar esta nova política de segurança, a participação da Força Nacional será pontual”, afirmou.

O chefe do executivo municipal ressaltou a importância do reconhecimento federal ao trabalho das forças policiais que já atuam na cidade. “Não funciona como uma intervenção, pois todos participam na construção deste modelo. Por isso somos um piloto. E o que mais me fez acreditar e aderir ao Programa foi o entendimento de que segurança pública não é só força policial, mas investimento em políticas sociais”, analisou o prefeito Juninho.


LEIA TAMBÉM
Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Tecnologia faz produção de café conilon “pocar” no Norte do ES

Quem apostou em sistemas de irrigação modernos, aliados ao manejo correto integrado, já começa a colher os primeiros frutos de uma tecnologia que veio para ficar.

Feirão Limpa Nome: seis passos antes de renegociar!

Mas antes de ir para a etapa de negociações é importante que o consumidor conheça seus números e faça uma faxina financeira.

CNI: confiança dos empresários da indústria melhora pelo 3ª mês seguido em julho

As expectativas com relação aos próximos seis meses já são otimistas", destacou a CNI, no documento. Confira! Por Eduardo Rodrigues (AE) Após bater no fundo do...

ArcelorMittal Tubarão religará o segundo alto-forno neste mês

O equipamento, com capacidade para produção de 1,2 milhão de toneladas de ferro gusa/ano, estava paralisado desde o ano passado, quando passou por uma ampla reforma de manutenção.

Vida Capixaba

Escolas de Vila Velha são notificadas por não dar descontos nas mensalidades

As instituições privadas de ensino que não estão aplicando o desconto previsto na Lei Estadual nº 11.144/2020, válida a partir do dia 19 de junho.

Tempo instável neste fim de semana no ES. Confira a previsão!

Uma frente fria se afasta lentamente em direção ao norte do Espírito Santo, mas o tempo permanece com muitas nuvens e poucas aberturas de sol na maior parte do Estado.

Famílias têm papel fundamental na relação da criança com mundo digital

Rotinas offline ajudam a criança a desenvolver autorregulação. Saiba mais! Durante a pandemia de covid-19, os dispositivos eletrônicos com acesso à internet se tornaram...

Vacinas contra gripe para público em geral

Desde o dia 30 de junho, não há mais grupo prioritário. Com isso, todas as pessoas podem receber a dose.
Continua após publicidade