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sábado, 27 abril, 2024

Mercado da Capixaba: aberto edital de concessão para comerciantes

Edital lançado oferece benefícios aos empreendedores, porém com requisitos específicos de comercialização

Por Kebim Tamanini

Previsto para ser inaugurado ainda neste primeiro semestre de 2024, a Prefeitura de Vitória lançou o edital para a concessão do Mercado da Capixaba, que contará com 16 lojas comerciais no piso térreo e duas lojas no mezanino. No entanto, os empreendedores interessados só poderão comercializar ou expor expressões artísticas, gastronômicas e culturais que valorizem a capital e a região, sendo vedados segmentos de outros viés.

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A Prefeitura de Vitória destaca no edital que o Mercado da Capixaba tem como principal objetivo ser um equipamento público voltado para o turismo. Por isso, alguns tipos de negócios foram vedados para manter o perfil desejado, tais como a venda de eletroeletrônicos, artigos de celulares, comércio de veículos automotores, venda de móveis e utensílios para casa que não sejam artesanais, lojas de materiais de construção, venda de brinquedos industriais, lojas de informática e acessórios, serviços de telefonia e internet.

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Marcus Gregório, revelou que será um modelo de gestão moderno, que realmente dá flexibilidade e moderniza o Centro, permitindo uma administração eficiente do espaço, e que de fato trará qualidade para o que a gestão deseja ver dentro do Mercado da Capixaba.

As empresas que assumirem a gestão do Mercado da Capixaba terão benefícios econômicos como forma de fortalecer o comércio. A administração municipal pretende conceder descontos progressivos no aluguel, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No primeiro ano de concessão, a empresa selecionada pagará 60% do valor estabelecido na licitação. No ano subsequente, esse percentual aumentará para 70%, proporcionando uma transição gradual para o pagamento integral ao longo dos anos.

Edital lançado oferece benefícios aos empreendedores, porém com requisitos específicos de comercialização
Imagem do Mercado da Capixaba antes da reforma que vem recebendo pela Prefeitura de Vitória. Foto: Reprodução

Estabelecimentos gastronômicos

Sob os termos da concessão que será assumida pela empresa, destaca-se a responsabilidade de manter 50% dos estabelecimentos voltados à gastronomia abertos diariamente, com a possibilidade de alternância entre eles. Este compromisso visa não apenas fomentar a variedade de opções disponíveis, mas também assegurar um ambiente dinâmico e atrativo para os frequentadores.

Nos primeiros 90 dias após a assunção da concessão, a empresa deve garantir o funcionamento de pelo menos metade do total dos módulos comerciais presentes no mercado. Além disso, a concessionária tem a obrigação de atingir a marca de 80% de funcionamento dos módulos comerciais em até 180 dias.

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