27.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Mercado da Capixaba promete revitalizar o Centro com 16 lojas

Novo espaço contará com bares, restaurantes, exposições, shows e comércio artesanal

Por Kebim Tamanini

No coração de Vitória, um novo empreendimento está prestes a transformar o cenário cultural, gastronômico e empreendedor da região. Previsto para ser inaugurado ainda neste primeiro semestre de 2024, o Mercado da Capixaba surge como uma iniciativa de revitalização do patrimônio histórico da área central da cidade. Com uma conclusão já atingindo 70% do projeto, que ocupa 1.600 metros quadrados, promete agregar uma ampla variedade de experiências aos seus visitantes.

- Continua após a publicidade -

“O Mercado da Capixaba é um centro gravitacional que vai trazer ao seu redor uma série de novos negócios, empreendimentos, serviços, cultura, lazer, turismo e isso vai fazer toda uma integração benéfica para o Centro de Vitória”, explicou o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Marcus Gregório.

O projeto inclui 16 lojas comerciais no piso térreo, duas lojas no mezanino e uma área central destinada a exposições, shows e atividades correlatas. O novo espaço cultural será ocupado por empreendimentos nos segmentos de artesanato, obras, livros e outros produtos vinculados à cultura local, bem como produtos típicos do agronegócio do Espírito Santo, flores, souvenires locais e nacionais. Além disso, serão destinados a estabelecimentos vinculados à gastronomia, como bares, choperias, cafés, caldos de cana e restaurantes.

Novo espaço contará com bares, restaurantes, exposições, shows e comércio artesanal
Imagem do Mercado da Capixaba antes da reforma que vem recebendo pela Prefeitura de Vitória. Foto: Reprodução

A Prefeitura de Vitória destaca que o Mercado da Capixaba tem como principal objetivo ser um equipamento público voltado para o turismo. Por isso, alguns tipos de negócios foram vedados para manter o perfil desejado, tais como a venda de eletroeletrônicos, artigos de celulares, comércio de veículos automotores, venda de móveis e utensílios para casa que não sejam artesanais, lojas de materiais de construção, venda de brinquedos industriais, lojas de informática e acessórios, serviços de telefonia e internet.

Benefícios para os lojistas

A Prefeitura anunciou um incentivo para a empresa que assumirá a gestão do Mercado da Capixaba, buscando fortalecer o comércio local e proporcionar melhores condições para o desenvolvimento econômico da região. Além das melhorias estruturais já previstas, a administração municipal pretende conceder descontos progressivos no aluguel, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

No primeiro ano de concessão, a empresa selecionada pagará 60% do valor estabelecido na licitação. No ano subsequente, esse percentual aumentará para 70%, proporcionando uma transição gradual para o pagamento integral ao longo dos anos.

Estabelecimentos gastronômicos

Novo espaço contará com bares, restaurantes, exposições, shows e comércio artesanal
Imagens do projeto externo do Mercado da Capixaba. Foto: PMV

Sob os termos da concessão que será assumida pela empresa, destaca-se a responsabilidade de manter 50% dos estabelecimentos voltados à gastronomia abertos diariamente, com a possibilidade de alternância entre eles. Este compromisso visa não apenas fomentar a variedade de opções disponíveis, mas também assegurar um ambiente dinâmico e atrativo para os frequentadores.

Nos primeiros 90 dias após a assunção da concessão, a empresa deve garantir o funcionamento de pelo menos metade do total dos módulos comerciais presentes no mercado. Além disso, a concessionária tem a obrigação de atingir a marca de 80% de funcionamento dos módulos comerciais em até 180 dias.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA