É o maior volume de recursos liberado em um ano
Por Anderson Neto
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) liberou, de janeiro de 2023 até agora, mais de R$ 76 milhões em emendas da bancada federal ao Governo do Espírito Santo para o setor agropecuário capixaba. Os dados incluem repasses de convênios de 2021 e 2022 que ainda não haviam sido transferidos.
De acordo com o superintendente Federal de Agricultura no ES, Guilherme Gomes de Souza, a maior disposição para investimentos do Governo Federal no Estado tem acelerado as liberações das verbas, na medida em que as licitações efetuadas pelos beneficiários são concluídas.
- Se fosse um país, o ES seria o 3º maior produtor de pimenta-do-reino do mundo
- Celulose: a versatilidade do vice-líder das exportações capixabas
A lista prevê a aquisição e repasse de 520 máquinas, equipamentos e implementos aos municípios, dentre eles: 121 retroescavadeiras, 106 tratores, 56 caçambas, 11 caminhões pipa, 10 motoniveladoras e 4 escavadeiras hidráulicas. A cadeia do café também foi prestigiada com 116 secadores, 19 piladores e 11 torradores.
A Superintendência Federal de Agricultura (SFA-ES) é responsável no Mapa pela aprovação dos projetos, das licitações e solicitação dos repasses no Estado. Segundo o auditor fiscal da Divisão de Desenvolvimento Rural (DDR) da SFA-ES, Klerysson Santana, a previsão é de que sejam liberados mais R$ 40,4 milhões até o fim do ano.