Bandes recebe nota AAA(bra) na perspectiva nacional

0
488
O Bandes tem sido classificado pelo rating em escala nacional desde 2020. Foto: divulgação/Bandes

Recalibragem de tabela da Fitch Ratings elevou a classificação do banco

Por Anderson Neto

A Fitch Ratings, agência internacional mundialmente reconhecida, responsável pela classificação do risco de crédito, reavaliou o desempenho do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), conferindo nota elevada à instituição. Comisso, a classificação do banco saltou para AAA(bra) no ranking de perspectiva nacional de longo prazo.

- Continua após a publicidade -

O banco capixaba, que subiu de nota AA(bra) para AAA(bra), demonstrou estar em concordância com suas obrigações financeiras e seu patrimônio, sendo reafirmado como uma instituição sólida e de credibilidade.

A classificação “Triple A” é a mais elevada da lista, e coloca o banco na posição das instituições mais confiáveis e sólidas do País, devido ao equilíbrio entre as obrigações financeiras do Bandes e o seu patrimônio. O relatório afirma que as mudanças nas classificações do rating soberano no Brasil são decorrentes da recalibragem da sua Tabela de Correspondência de Ratings Nacionais.

Além disso, o documento reconhece uma melhora do desempenho do Bandes na qualidade de crédito relativo entre outros emissores brasileiros. As ações direcionadas para investir em operações rentáveis que apoiem negócios dos setores industriais, de serviços e público, a partir da liberação de crédito para os municípios do Estado, também são responsáveis para os indicadores elevados de reconhecimento.

“Com o reposicionamento do banco, atuamos visando à transformação econômica do Estado, com investimentos direcionados para projetos inovadores, sustentáveis e promissores, que impactam positivamente a realidade capixaba”, destacou o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Barbosa Saintive.

Ele frisou ainda que “o reconhecimento feito pela Fitch Ratings em nossos processos e na melhoria da governança relembra a atuação do banco como o braço de desenvolvimento do Governo do Estado, com a importante missão de impulsionar o crescimento da economia local”.

Para o diretor de Administração e Finanças do Bandes, Sávio Bertochi Caçador, a avaliação da Fitch Ratings reforça o bom desempenho do Bandes em captar e direcionar recursos de qualidade. Ele também destaca os processos eficientes de melhorias de processos conduzidos pela instituição de fomento.

“Somos uma instituição sólida no setor produtivo do Espírito Santo, que tem atuado ainda mais próxima das demandas dos setores estratégicos. Essa classificação de risco abre várias portas para que o banco continue com o seu compromisso de transformar a realidade capixaba”, salientou Caçador.

Classificação

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo tem sido classificado pelo rating em escala nacional desde 2020. O documento da agência classificadora destacou ainda a melhora contínua do desempenho do banco capixaba observada no último triênio, de 2020 a 2022.

Desde o início das avaliações, o banco se manteve em classificação estável e sólida, mantendo a nota AA+(bra) por três anos consecutivos. Desta vez, a elevação da nota à posição AAA+(bra) valida o bom desempenho das estratégias e programas do Bandes no cenário capixaba.