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sexta-feira, 3 maio, 2024

Logística portuária capixaba registrou desempenho acima da média nacional

A cabotagem foi responsável por mais de 10% das cargas transportadas em 2022. O Minério de Ferro correspondeu por 64% do movimentado

Por Dr. Pablo Lira

O Espírito Santo está localizado próximo de grandes centros consumidores e conta com uma estrutura logística que conecta o Brasil com o mundo. A atividade portuária do ES é de grande relevância para a economia capixaba e brasileira.

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Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), a movimentação de cargas pelos portos do ES representa mais de 9% da atividade portuária nacional. Em 2022 foram movimentadas cerca de 110 milhões de toneladas de cargas pelos portos situados no ES, um aumento de 2,3% em comparação com a valor registrado no ano anterior. Na mesma base de comparação, a logística portuária nacional contabilizou diminuição de 0,44%.

Os portos capixabas que mais se destacaram no transporte de cargas em 2022 foram o Terminal de Tubarão, responsável por 62% da movimentação de cargas, Terminal de Praia Mole (10%), Terminal Marítimo Ponta Ubu (7%), Terminal Especializado de Barra do Riacho (6%) e o Porto de Vitória (6%).

As principais mercadorias processadas pelos portos do ES foram Minério de Ferro, que respondeu por 64% do total de toneladas movimentadas, Carvão Mineral (8%), Ferro e Aço (7%), Pasta de Celulose (6%) e Soja (4%). O transporte de longo curso foi responsável por 89% da movimentação de cargas, com destino e origem em várias regiões do globo.

A cabotagem foi responsável por mais de 10% das cargas transportadas pelos portos do ES em 2022. Para esse último tipo de navegação as cargas mais movimentadas foram Minério de Ferro (29%), Ferro e Aço (22%), Contêineres (20%), Petróleos e Derivados (Sem Óleo Bruto) (11%) e Pasta de Celulose (8%). Aproximadamente 7,7 milhões de toneladas de cargas tiveram origem nos portos capixabas e foram transportadas por cabotagem para outros estados brasileiros, com destaque para Santa Catarina, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e São Paulo.

Alguns fatores portadores de futuro proporcionam uma expectativa para que a logística portuária capixaba continue apresentando resultados positivos em 2023 e ao longo dos próximos anos, dentre esses podemos citar que o Espírito Santo conta com um ambiente econômico equilibrado e com mecanismos financeiros e incentivos fiscais dentre os mais atraentes do país, como o Fundo Soberano, Fundo de Infraestrutura, Fundo Cidades, Compete e regiões beneficiadas pela SUDENE. Tais características contribuem para a expansão e atração de empreendimentos que tendem a incrementar a movimentação cargas pelos nossos portos.

Além disso, o ES conta com uma carteira de investimentos anunciados até 2026 da magnitude de mais de R$ 50 bilhões, conforme indica um estudo do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). Esse é outro fator portador de futuro que fortalece as expectativas positivas sobre as atividades portuárias no estado, uma vez que mais de 93% dos citados investimentos são do setor industrial e demandam movimentações de cargas pela logística portuária.

Pablo Lira é Doutor em Geografia, Mestre em Arquitetura e Urbanismo, pesquisador e diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) além de professor da Universidade Vila Velha (UVV).

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