22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Chocolates 100% capixaba com cacau produzido no Espírito Santo

Associação dos Cacauicultores do ES reúne chocolates especiais em loja inédita nesta Páscoa

Por Rafael Goulart

O Espírito Santo é o terceiro maior produtor de cacau do Brasil e a qualidade das amêndoas – as sementes do cacau que são fermentadas para produzir o chocolate – é um dos grandes atrativos da produção capixaba, que já foi reconhecida em grandes eventos internacionais.

- Continua após a publicidade -

Segundo a Secretaria de Agricultura (Seag), em 2021 o Estado produziu 11.544 toneladas de cacau colhidos em uma área de 17.228 hectares, rendendo uma produtividade de 670 kg por hectare. A marca representa um aumento de 243% da produtividade em relação a 2014.

Com isso, o Espírito Santo é o terceiro maior produtor de cacau do Brasil e responde por 99% da produção de amêndoas da Região Sudeste. Em 2017, o cacau do produtor, de Linhares, Emir de Macedo Gomes foi escolhido como um dos melhores do mundo no Salão do Chocolate, em Paris. 

Tradicionalmente, o cacau capixaba é produzido no município de Linhares, 70% da produção estadual, mas de acordo com o técnico extensionista do Incaper, Lucas Calazans, produtores rurais de cerca de 50 municípios já buscaram orientações sobre a trabalharem com a fruta. 

“Não existe um bom chocolate sem uma boa amêndoa”, lembrou, lembrou Calazans. Além da qualidade gastronômica, a fruta desenvolvida com tecnologia capixaba tem destaque pela sua produtividade e pela resistência à vassoura-de-bruxa do cacaueiro, doença que destruiu lavouras inteiras na Bahia e norte do Espírito Santo.

De acordo com Calazans, essa adversidade contribuiu para o desenvolvimento da tecnologia de melhoramento genético do cacau capixaba que hoje pode chegar a produzir de 30 a 50 sacas por hectare plantado.

De acordo com a Associação dos Cacauicultores do Estado do Espírito Santo, a ACAU, o estado hoje tem 40 marcas de chocolate estabelecidas no mercado. Os pequenos produtores capixabas estão vendendo em média de duas a três toneladas de chocolate por ano.

Nesta Páscoa, a ACAU está com uma loja com exposição especial de produtos que usam o cacau do Espírito Santo, como por exemplo produtos da Fazenda São Luiz, que desde 1951 atua no ramo cacaueiro e já teve suas amêndoas premiadas no 1º Concurso Nacional de Qualidade – Cacau Especial do Brasil.

Os produtos partem de R$9,00 (Trufa de chocolate) e há uma variedade de beneficiamentos e processamentos do cacau, como o  “chá de cacau” e a primeira água ardente feita 100% de cacau, um tipo de bebida que é fermentada e destilada.

A loja está funcionando de 13h às 22h, de 03 a 08 de abril, mas fecha na Sexta-feira Santa e no sábado o funcionamento é de 10 às 14h. O espaço escolhido foi o Armazém 369, na Rua Conceição.

Linhares

Segundo a Seag, entre os mais de 310 municípios do Brasil que produzem cacau, Linhares é o 6° maior produtor. Dentro do Estado, Linhares é o maior produtor e concentra 70,7% da produção estadual
 
O município também possui uma Indicação de Procedência (IG) desde 2012 no Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), denominada “Cacau de Linhares”, o que reforça e comprova a qualidade dos produtos de cacau produzidos na região.
 
Além de Linhares, o município de São Mateus produz 5,4%, Colatina (5,3%), Rio Bananal (3,6%), Marilândia (1,7%) e Águia Branca (1,4%) outros 39 municípios também produzem cacau, porém, em menor escala (2021). Ainda de acordo com a Seag, O cacau está presente em 2.806 dos estabelecimentos rurais do Espírito Santo e 69% deste total são de agricultura familiar. 
 
Em 2022 chocolates e preparados com cacau representaram 1% das exportações do Estado, e tiveram crescimento de 28% em relação a 2021.  

O Valor Bruto da Produção Agropecuária é um indicador do Incaper referente a toda a produção do agro capixaba e o quanto essa produção gerou em valor. No último levantamento, que foi em 2021, o cacau gerou R$1,6 milhões de reais, o que representa quase 1% de todo valor da produção agropecuária do Estado.

 

Os produtos que você vai encontrar na Loja da ACAU

* Ana Bandeira Chocolates: chocolates são feitos à mão e tree-to-bar. Ou seja: utilizam cacau da própria fazenda, cuidando do sabor desde o cultivo da fruta no pé até a barra e o bombom na embalagem. Origem: Linhares

* Amerikas: Chocolate Premium, valorizando o pequeno produtor rural e produzindo alimentos saudáveis para serem consumidos sem culpa. Chocolates com alto teor de cacau e adoçados com xilitol ou açúcar de coco. Origem: Vitória

* Ateliê Doces Duvitor Doces artesanais. Origem: Barra de São Franscisco

* Barcaça Chocolate Artesanal de Origem: chocolate feito da árvore a barra. Utilizam amêndoas próprias cultivadas no Sítio Dona Nita que há mais de 70 anos produz cacau de qualidade. Somente os melhores frutos são selecionados para a fabricação do Chocolate Barcaça. O chocolate barcaça leva 70% Cacau + 30% Açúcar de coco. Não tem leite ou glúten e é vegano.

* Cacahuatl: aguardente inteiramente feita do cacau produzido no município de Linhares. É o puro cacau fermentado e destilado. “Cacahuatl” é uma palavra de origem Nahuatl (Asteca), e que significa “suco amargo”. O nome “cacau” deriva dessa palavra, e passou a designar o fruto (nome científico: Theobroma cacao).

* Espirito Cacau: chocolate que possui alto teor de cacau e é produzido com qualidade superior, a partir do plantio do fruto, em fazendas próprias. Fundado por Paulo Gonçalves, empreendedor com tradição de quatro gerações no segmento da cacauicultura e produção de chocolates finos.

* Fazenda São Luiz: Tradição no ramo cacaueiro desde 1951. Amêndoas premiadas no 1º Concurso Nacional de Qualidade- Cacau Especial do Brasil e no Salão do Chocolate de Paris. Origem: Linhares

* Perobas Cacau: produtos feitos com amêndoas de qualidade. Premiado no 6° Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba. Amêndoas caramelizadas, drageados, nibs a muito mais. Origem: Linhares

Serviço

Onde: Armazém 369, R. Conceição, 369 – Centro, Linhares – ES, 29900-320
Quando: de 3 a 8 de abril (exceto dia 7)
Horários: Segunda à sexta (13h às 22h) e Sábado (10h às 14h)

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA