23.8 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Juntos somos mais fortes

Um método usado na Engenharia de Qualidade ajuda a ter uma visão de fora do negócio e se abrir para o novo

Em tempos onde a mente está inundada de preocupações com o futuro, incertezas quanto ao planejamento e problemas que deixam o empresário perdido sem saber por onde começar, uma técnica salta como oportunidade para acalmar e organizar a agenda de superação da crise.

Parece um milagre, no entanto o que ocorre é que em momento de alto estresse, às vezes perdemos a capacidade de separar as preocupações dos problemas, cansamos demais a mente e inibimos a criatividade, que é uma das competências fundamentais nesse momento.

- Continua após a publicidade -

O Método de Análise e Solução de Problemas, conhecido como MASP,  existe na engenharia de qualidade há muitas décadas e utiliza uma base estatística importante para principalmente ter uma definição exata de um problema que se precisa resolver.

Diante disso, em conjunto com outros profissionais, ajustamos o MASP para facilitar sua aplicação no dia a dia do empresário, principalmente para dar objetividade e pragmatismo às reuniões, costumeiramente demoradas e com pautas confusas.

O método aplicado ficou assim. A reunião se inicia com a explicação do método e o acordo de que os passos serão rigorosamente seguidos e que momento de sugestões será respeitado sem comentários e réplicas. Em seguida, o participante expõe o problema claramente definido, caso ainda não esteja, investe-se alguns minutos nessa definição.

Então, inicia-se a primeira rodada de ideias, com tempo marcado, respondendo que causas podem ter ocasionado esse problema. Vale salientar aqui que muitos problemas já existiam antes do momento atual com a pandemia e o objetivo dessa rodada é abrir o olhar para o que gerou aquela situação sob vários pontos de vista.

A segunda rodada é propositiva, também com tempo determinado, e todas as ideias são anotadas sem nenhuma restrição e a resposta é para a pergunta: Quais as possíveis soluções para tal problema?

Essas duas rodadas garantem ideias variadas, por isso é fundamental ter um grupo bem eclético na mesa, e pode e deve ser online neste momento, com funcionários, clientes, consultores. Avaliamos que até 12 pessoas é consideravelmente simples de se aplicar no dia a dia, como instrumento de reuniões para tomada de decisão.

O passo seguinte é definir as melhores soluções apresentadas para o problema escolhido. Na sequência, partimos para o plano de ação, que recomendamos que seja em três passos utilizando a ferramenta do 5W2H, uma importante ferramenta de gestão, da forma que o empresário entender ser mais adequado. E reforço aqui a importância desse passo, que resumidamente, determina quem irá executar cada as soluções propostas, até qual data e o retorno esperado daquela atividade.

A aplicação do MASP é rápida e não deve ultrapassar mais que uma hora. Para problemas complexos é necessária a preparação prévia com rodadas até em dias diferentes para que se possa aprofundar mais nas soluções.

O que observamos é uma precisão de resolução em 80% dos problemas diários de uma empresa, utilizando inteligência interna da companhia e engajando todos na solução, e, portanto, cria Mastermind.

Destaco também que a aplicação rigorosa do método também permite que todos falem sem a interferência hierárquica e a solução é construída em conjunto, prestigiando a todos e, portanto, sendo de todos.

Nós como empresa e uma escola de formação de líderes,  praticamos rodadas de MASP Online e presencial para apoiar nossos clientes em problemas que estão vivenciando e precisam de outros pontos de vista para solucioná-los.

Dedicamos 60 minutos com eles que tem a oportunidade de deixar as preocupações de lado por esse tempo e permitir que a criatividade aflore junto com as sugestões dos colegas, e assim, encontrar no mínimo uma boa possibilidade de resolver a questão que usualmente o aflige há vários dias ou até mesmo semanas.

Somente na primeira semana da quarentena, aplicamos 13 rodadas de MASP e todas elas bem sucedidas com soluções viáveis para a conjuntura atual. A MasterMind oferece também uma mentoria de inovação de negócio com a rodada de MASP e especialistas de áreas estratégicas para o momento fazendo suas contribuições.

Desta forma, acreditamos estar colaborando para novas perspectivas após esse período, pois acreditamos que a prosperidade acredita na mente.

Juliana Costa é empresária e representante da Fundação Napoleon Hill no Espírito Santo

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba