Jogos pan-americanos começam nesta sexta (26), no Peru

Foto: Reprodução

O evento, que chega em sua 18ª edição, será realizado até 11 de agosto em várias cidades do país peruano

A 18ª edição dos jogos Pan-Americanos começam nesta sexta-feira (18), em Lima, no Peru. A expectativa é de que 6.680 atletas disputem a competição que reúne também 2.672 oficiais de 42 países.

No total, serão 417 provas de 38 esportes. O mascote oficial do evento, a estátua Milco, que representa e homenageia as culturas de antigas civilizações, marcará presença em todos o evento e na entrega de medalhas.

Serão 965 medalhas de ouro, 965 de prata e 1.098 de bronze, distribuídas pela Sociedade Nacional de Minério do Peru. Cada uma mede 80 milímetros de diâmetro e pesam 300 gramas e são feitas de cobre e as de ouro e prata serão banhadas.

O governo peruano gastou uma média de 1,1 bilhão de dólares em obras de infraestrutura em Lima e 1,2 bilhão de dólares na construção da Vila dos Atletas, para dar conforto a quem vai participar, e nas 19 instalações para realizar as competições.

Mudanças

Nesta edição, o surfe, a pelota basca, o fisiculturismo, o skate e a paleta frontón, um esporte peruano que se assemelha ao squash, entraram para fortalecer as categorias. Houve, também, modificações em vários esportes, com a inclusão de provas, que não integram o programa olímpico. Por outro lado, o beisebol feminino foi retirado. E, pela primeira vez, o nado sincronizado será chamado de natação artística.

O skate também não será concorrido, pois as datas dos Jogos se chocam com a do World Skate America, previsto para ser realizado em Los Angeles, nos Estados Unidos, que pontua e classifica para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Modalidades

Ao todo serão 22 modalidades, de forma direta. São eles: saltos ornamentais, natação artística, polo aquático, handebol, hipismo adestramento, hipismo saltos, hipismo CCE, hóquei sobre grama, tênis, tiro com arco, tiro esportivo, vela – laser e laser radial, pentatlo moderno e surfe), por pontuação em rankings (atletismo, badminton, basquete 3×3, caratê – kata e kumitê, levantamento de peso, taekwondo e tênis de mesa) e por obtenção de marca/índice (natação e atletismo).

Conteúdo Publicitário