21.6 C
Vitória
segunda-feira, 15 DE julho DE 2024

Inmet emite alerta de tempestade em todo o Estado

Alerta Laranja na metade sul do Espírito Santo e Grande Vitória: o que representa risco de tempestades com chuvas muito fortes

Por Redação ES Brasil

Na manhã de hoje (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para tempestades, ventos fortes e queda de granizo no Espírito Santo, além de algumas regiões do Brasil. Segundo o Instituto, as regiões capixabas podem ser atingidas por fortes chuvas e rajadas de vento na noite desta quinta-feira (22) e sexta (23).

- Continua após a publicidade -

Segundo informações disponíveis no portal do Inmet, o alerta é ‘amarelo’ para a metade norte do Estado, o que significa que mais de 30 cidades capixabas podem sofrer com chuvas fortes; no litoral também há risco de ventos fortes de até 60km/h.

Na metade sul do Espírito Santo, região onde é localizada a Grande Vitória, o alerta emitido é ‘laranja’: o que representa potencial de tempestades com chuvas muito fortes; os ventos intensos podem chegar a até 100km/h. O Inmet também adverte para o risco de incidência de granizo e queda de energia em mais de  45 cidades; em áreas próximas do litoral pode haver ocorrência de raios e alagamentos. Nas regiões rurais podem haver estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

O Instituto recomenda que, durante a ocorrência de tempestades deste tipo, a população evite se abrigar próximo a árvores (que podem atrair descargas elétricas), não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e, se possível, desligue os aparelhos elétricos ou o quadro geral de energia.

Monitoramento meteorológico

Segundo informações do Instituto Capixaba De Pesquisa, Assistência Técnica E Extensão Rural (Incaper) e Inmet, a tempestade se aproxima a partir do norte e do centro do Brasil, abarcando pelo menos 6 estados.

A chegada da primavera trouxe também uma frente fria, que “empurrou” a tempestade em direção ao Espírito Santo e provocando inclusive, alerta ‘vermelho’ em algumas cidades do centro do Brasil.

Com informações de Incaper e Inmet.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA