25.5 C
Vitória
sábado, 18 maio, 2024

Evento debate qualidade e sustentabilidade na cadeia produtiva do café

Estado é responsável pela produção de 67% do café conilon do país

Por Kikina Sessa

O evento científico destinado à cadeia produtiva do café, o Simpósio Rede Inova Café – Qualidade com Sustentabilidade, acontece hoje (23) em Vitória, no Centro de Comércio de Café de Vitória (CCCV), com a participação do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Secretaria da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Universidade de Vila Velha (UVV), Nescafé e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

- Continua após a publicidade -

Com uma produção de 4,4 milhões de sacas de café arábica e 12,4 milhões de sacas de café conilon, o Espírito Santo contribuiu nacionalmente com 13% da produção total de café arábica e 67% de café conilon, em 2022. Além disso, o Estado gerou U$ 330,9 milhões em exportações destes cafés naquele ano.

“Esses dados reforçam a importância da cultura do café para o Espírito Santo e como as exportações de café são determinantes para a economia capixaba. Entretanto, os mercados mostram-se cada vez mais exigentes quanto aos resíduos de glifosato, podendo inviabilizar a exportação”, ressalta a pesquisadora do Incaper e coordenadora das ações de difusão de resultados do projeto, Sheila Posse.

Pensando nisso, o governo do Estado, por meio da Seag e Incaper, e as universidades instituíram a Rede Inova Café – “Pesquisa aplicada ao uso de herbicidas em café para expansão das exportações”, com o objetivo de desenvolver o conhecimento científico e difundir as técnicas de manejo em campo, visando maior controle da qualidade química dos cafés para ampliar as exportações para a União Europeia.

Os estudos realizados pela Rede desenvolvem metodologias para o maior controle de plantas daninhas no cafeeiro, além de entender o metabolismo que ocorre nas plantas.

Um dos painéis do evento vai abordar as boas práticas e manejo na aplicação dos herbicidas e a identificação e manejo de populações de plantas daninhas resistentes a glifosato em lavouras cafeeiras do Espírito Santo.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA