26 C
Vitória
quinta-feira, 11 agosto, 2022

Influenza: vacina é liberada para toda a população capixaba

esbrasil-vacina-gripe-influenza
Agora, as doses podem ser aplicadas em todos aqueles maiores de seis meses de idade - Foto: Divulgação/Governo Federal

A ampliação da vacinação contra a gripe Influenza foi divulgada pelo Ministério da Saúde (MS), na última sexta-feira, 24 de junho de 2022

Por Wesley Ribeiro 

A partir de agora, toda a população capixaba pode receber a vacina contra a gripe Influenza pelo Sistema Único de Saúde (SUS), referente à 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Antes, o imunizante estava disponível apenas aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

Agora, as doses podem ser aplicadas em todos aqueles maiores de seis meses de idade. A ampliação foi divulgada pelo órgão federal, na última sexta-feira, 24 de junho de 2022.

Atualmente, 58% dos grupos prioritários com meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) de 90% de cobertura vacinal receberam a dose contra a Influenza, segundo dados da Secretaria da Saúde (Sesa), disponíveis no Painel Vacina e Confia. Fazem parte dos grupos com meta vacinal: crianças de seis meses a menores de 5 anos; gestantes, puérperas, idosos, trabalhadores da saúde, professores; e povos indígenas.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, ressalta, entretanto, que o objetivo segue também na ampliação da cobertura vacinal destes grupos com metas, além de poder garantir uma cobertura ideal a toda população.

esbrasil-vacina-influenza
Vacina contra a gripe Influenza/Foto: Divulgação/Sesa

“A Campanha no Espírito Santo segue até final de julho ou enquanto houver doses disponíveis. Em contrapartida, com ampliação a toda população, temos a oportunidade também de mais proteção a todos, principalmente, neste período sazonal de doenças respiratórias. Por isso, busque o serviço de saúde mais próximo e tome a sua vacina contra a gripe”, enfatizou Reblin.

Em relação ao estoque, a Secretaria da Saúde (Sesa) informa que as doses são ofertadas durante a campanha vigente, entretanto, solicitará ao Ministério da Saúde se há a possibilidade de envio de mais doses ao Estado, a fim de contemplar mais capixabas.

Cobertura vacinal Influenza

Até esta segunda-feira, 27 de junho de 2022, a cobertura vacinal dos grupos prioritários com meta preconizada de 90% é de: 62% para idosos; 83% para trabalhadores da saúde; 30% para gestantes; 25% para puérperas; 72% para crianças de 6 meses a menores de 5 anos; 36% para professores; e 21% para população Indígena. Os dados estão disponíveis no Painel Vacina e Confia. 

Com informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade