23.3 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Infarto e AVC estão na lista das doenças que mais matam os brasileiros

Os riscos à saúde do coração agem de maneira silenciosa e só são descobertos após um episódio de infarto ou AVC

Por Paula Bourguignon

Fiquem atentos: o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC) estão na lista das doenças que mais causam mortes de brasileiros por ano. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 400 mil pessoas morrem, anualmente, no Brasil, em decorrência dessas doenças.

- Continua após a publicidade -

A data de 8 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Colesterol, é uma oportunidade para falar sobre o assunto e mobilizar as pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde.

O médico cardiologista da MedSênior Fabrício Bortolon explica que o colesterol é um tipo de gordura importante para o funcionamento do organismo e é produzido pelo nosso corpo. Segundo ele, em quantidades normais, o colesterol auxilia na produção de hormônios como vitamina D, testosterona e estrôgenio. Porém, o consumo de gorduras, aliado ao sedentarismo e até mesmo à herança genética, é capaz de aumentar essa produção desenfreadamente, tornando o colesterol um fator de risco para saúde.

Segundo ele, a melhor forma de alcançar os níveis ideais de colesterol é reduzir o consumo de gorduras saturadas e trans, ter uma alimentação mais saudável, evitando industrializados e embutidos, e praticar atividade aeróbica regularmente, como correr, caminhar ou andar de bicicleta. “São atitudes essenciais para o bom funcionamento do corpo, além de controlar o nível de colesterol no sangue, diminuindo, assim, os riscos que levam às doenças do coração” ressalta.

O especialista ainda reforça sobre a necessidade de realizar exames de sangue, anualmente, para verificar as taxas e controlá-las. “Vale lembrar que, na maioria das vezes, os riscos à saúde do coração agem de maneira silenciosa e só são descobertos após um episódio de infarto ou AVC”, diz.

O especialista completou: “Apesar de serem observadas com mais frequência em adultos, as doenças cardiovasculares ocasionadas pelos elevados níveis de colesterol, geralmente, começaram há uns 20 anos antes de serem diagnosticadas, e até mesmo na infância. “Por isso, é preciso verificar os níveis de colesterol no sangue, desde cedo, acompanhar e controlar antes que vire um problema que coloque a vida em risco”, alerta.

Conheça alguns alimentos que fazem aumentar o colesterol:

* Alimentos industrializados;
* Frios e produtos embutidos, como linguiça, mortadela, presunto, salame e salsicha;
* Leite integral, manteiga, queijos amarelos, queijos cremosos, requeijão e outros derivados de leite;
* Sorvetes de massa, chocolates e doces em geral;
* Chantilly, milk-shake e cremes utilizados para sobremesa;
* Frituras em geral.

Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol:

* Alho;
*Ameixa;
* Aveia;
* Castanha do Caju;
* Feijão;
* Quiabo;
* Soja.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA