A parceria vai oferecer assistência técnica, crédito e assessoria em projetos aos produtores rurais
Caixa Econômica Federal e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) criaram um convênio com a finalidade de regular e fomentar as atividades de elaboração de crédito rural concedido pelo banco para produtores rurais de todo o Espírito Santo.
Entre os principais resultados esperados pela parceria estão o aumento da produtividade dos produtos financiados; a diversificação da produção com aumento da renda e a ocupação da família; aumento no número de contratos de custeio e investimento; e a correta aplicação do crédito rural.
- Porto de Vitória: Recorde do século antes da virada
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
“Os profissionais do Instituto orientam os agricultores, em especial os familiares, na escolha e no desenvolvimento das atividades contempladas com o financiamento”, destacaram o diretor-presidente do Incaper, Antônio Machado.
E complementou: “Após a elaboração do projeto, o técnico aponta as diretrizes ao produtor na propriedade rural para que o recurso seja aplicado de maneira efetiva e gere bons resultados. O Incaper tem experiência reconhecida e histórica de assessoramento técnico em crédito rural e essa parceria com a Caixa vem para fomentar esse importante legado”.
Assessoramento Técnico
O assessoramento técnico para a elaboração de projeto de crédito rural é prestado pelo Incaper, com o objetivo de orientar e acompanhar o agricultor na escolha e no desenvolvimento das atividades financiadas. A Caixa é um dos órgãos vinculados auxiliares ao Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR) e realiza os financiamentos, a partir das diretrizes da política creditícia formulada pelo Conselho Monetário Nacional, de acordo com a política de desenvolvimento agropecuário.
Crédito Rural
O diretor administrativo e financeiro do Incaper, Cleber Guerra, ressaltou que a parceria é um grande avanço para o Instituto. “As atividades das duas entidades se complementam na organização econômica da produção rural, na medida que envolvem a assistência técnica ao produtor, crédito e assessoria em projetos agropecuários e agroindustriais. Esses fatos justificam a celebração desse convênio, que era muito aguardado pelo Incaper”, completou.
“O crédito rural permite aos agricultores concretizar seus planos e conquistar seus objetivos. Mais do que uma ferramenta para o desenvolvimento, o crédito rural é um dos meios de realização de um sonho para as famílias. É por acreditar no agricultor, na capacidade técnica da equipe Incaper e Caixa que foi firmada essa parceria”, disse o coordenador da Comissão de Apoio ao Crédito do Incaper, João Marcos dos Santos.