32.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Igreja de Nossa Senhora do Rosário será restaurada

Uma das mais antigas edificações de Vitória, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, será restaurada com acompanhamento do Iphan-ES

O projeto de recuperação do muro e de parte do terreno do jardim da Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Vitória, será apresentada nesta quarta-feira (16), às 15 horas, na sede da igreja, localizada no centro da cidade.

O estudo, concluído neste mês, vai será entregue na sede da igreja, pelos Institutos Sincades e Modus Vivendi à Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-ES) e à Irmandade de São Benedito do Rosário.

- Continua após a publicidade -

A restauração da Igreja Nossa Senhora do Rosário será realizada por uma equipe capacitada para não danificar o bem tombado pelo Iphan-ES. Além disso, o trabalho será proveniente de parcerias, segundo a superintendente do instituto, Elisa Machado Taveira.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário será restaurada
A restauração da Igreja Nossa Senhora do Rosário será acompanhada pelo Iphan-ES. – Foto: Renato Cabrini / Next Editorial

“Os técnicos elaboraram um projeto de cálculo estrutural, análise do solo, projeto geotécnico, sondagem e topografia, uma vez que foi diagnosticado por meio de laudos que apenas o escoramento não resolveria o problema da igreja. Por isso, a necessidade da elaboração de um projeto prévio mais detalhado para a realização de uma obra delicada”.

Entretanto, a responsabilidade pela gestão, conservação, limpeza e segurança do patrimônio continuará sendo dos proprietários do imóvel.

Interdição

A estrutura da Igreja Nossa Senhora do Rosário, uma das mais antigas de Vitória, está fechada há cinco meses. A escadaria de acesso foi interditada pela Defesa Civil após os estragos causados pela forte chuva que ocorreu no Estado, nos dias 17 e 18 de maio deste ano. O muro que faz a contenção da entrada do templo religioso cedeu, sofrendo grandes rachaduras e prejudicando o acesso dos fiéis.

Para evitar acidentes e ainda mais prejuízos à estrutura do patrimônio, profissionais interditaram o local e fizeram estudos de forma que houvesse a recuperação mais rápida. Apesar de haver uma entrada pela Rua Pereira Pinto, a decisão de suspender as visitas foi tomada pela própria administração do local.

Além disso, ainda não há previsão de reabertura da igreja, que tem 242 anos.

Leia Também:

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA