20.3 C
Vitória
sexta-feira, 5 junho, 2020

Igreja de Nossa Senhora do Rosário será restaurada

Leia Também

Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Para comemorar a data, instituições privadas, ONG's, prefeituras, e outras, se unem para fazer ações de conscientização em tempo de pandemia.

Prefeitura de Vila Velha e BNDES firmam parceria para modernizar parque de iluminação da cidade

Inicialmente, o sistema substituirá as 35 mil luminárias em toda a cidade, com lâmpadas com tecnologia de LED, além de telegestão, instalação de tecnologia de monitoramento remoto das luminárias.

Tendência nos anos 1960, cinema drive-in chegará a Vitória

O cinema drive-in chegará a Vitória na segunda quinzena de junho, no estacionamento da Faculdade Estacio de Sá, em Jardim Camburi.

Produtos com até 50% no Dia Livre de Impostos

E por conta da pandemia do novo coronavírus, os estabelecimentos inovaram. Neste ano, o Dia Livre de Impostos será on-line.

Uma das mais antigas edificações de Vitória, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, será restaurada com acompanhamento do Iphan-ES

O projeto de recuperação do muro e de parte do terreno do jardim da Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Vitória, será apresentada nesta quarta-feira (16), às 15 horas, na sede da igreja, localizada no centro da cidade.

O estudo, concluído neste mês, vai será entregue na sede da igreja, pelos Institutos Sincades e Modus Vivendi à Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-ES) e à Irmandade de São Benedito do Rosário.

A restauração da Igreja Nossa Senhora do Rosário será realizada por uma equipe capacitada para não danificar o bem tombado pelo Iphan-ES. Além disso, o trabalho será proveniente de parcerias, segundo a superintendente do instituto, Elisa Machado Taveira.

A restauração da Igreja Nossa Senhora do Rosário será acompanhada pelo Iphan-ES. – Foto: Renato Cabrini / Next Editorial

“Os técnicos elaboraram um projeto de cálculo estrutural, análise do solo, projeto geotécnico, sondagem e topografia, uma vez que foi diagnosticado por meio de laudos que apenas o escoramento não resolveria o problema da igreja. Por isso, a necessidade da elaboração de um projeto prévio mais detalhado para a realização de uma obra delicada”.

Entretanto, a responsabilidade pela gestão, conservação, limpeza e segurança do patrimônio continuará sendo dos proprietários do imóvel.

Interdição

A estrutura da Igreja Nossa Senhora do Rosário, uma das mais antigas de Vitória, está fechada há cinco meses. A escadaria de acesso foi interditada pela Defesa Civil após os estragos causados pela forte chuva que ocorreu no Estado, nos dias 17 e 18 de maio deste ano. O muro que faz a contenção da entrada do templo religioso cedeu, sofrendo grandes rachaduras e prejudicando o acesso dos fiéis.

Para evitar acidentes e ainda mais prejuízos à estrutura do patrimônio, profissionais interditaram o local e fizeram estudos de forma que houvesse a recuperação mais rápida. Apesar de haver uma entrada pela Rua Pereira Pinto, a decisão de suspender as visitas foi tomada pela própria administração do local.

Além disso, ainda não há previsão de reabertura da igreja, que tem 242 anos.

Leia Também:

 

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Dia Mundial do Meio Ambiente estimula ações de preservação do planeta

Para comemorar a data, instituições privadas, ONG's, prefeituras, e outras, se unem para fazer ações de conscientização em tempo de pandemia.

Projeção de alta do crédito bancário em 2020 passa de 4,8% para 7,6%, diz BC

Já a projeção de crescimento do crédito livre em 2020 passou de 8,2% para 10,6%. No caso dos recursos direcionados, a projeção foi de zero para alta de 3,5%.

Adidas informa que dois terços de suas lojas em todo o mundo já reabriram

As taxas de abertura das lojas da Adidas na América do Norte e América Latina ainda estão significativamente abaixo de 50%.

Pedidos de falência no Brasil sobem 30% em maio ante abril, afirma Boa Vista

As taxas que medem os pedidos de recuperação judicial e as recuperações judiciais deferidas aumentaram bem mais na comparação mensal: 68,6% e 61,5%, respectivamente.

Vida Capixaba

Tendência nos anos 1960, cinema drive-in chegará a Vitória

O cinema drive-in chegará a Vitória na segunda quinzena de junho, no estacionamento da Faculdade Estacio de Sá, em Jardim Camburi.

Vitória organiza Circuito Cultural com exposição on-line

Os alunos do Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) fizeram trabalhos que estão sendo disponibilizados por meio de uma exposição on-line. 

Vila Velha instala câmeras de alta definição em ruas

Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da cidade. A primeira instalação teste com uma das novas câmeras ocorreu na última sexta-feira (29), no Farol de Santa Luzia. 

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.
Continua após publicidade