24.4 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Hotel em Vitória fecha após indiano testar positivo para covid-19

Outros dois hóspedes, também indianos, fizeram testes no local. Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária investigam o caso

Por Dayane Freitas e Priscilla Cerqueira 

Um hotel em Jardim Camburi, Vitória, foi fechado nesta sexta-feira (28), após um hóspede da Índia testar positivo para a covid-19. Com isso, 94 pessoas, entre clientes e funcionários, estão confinadas.

- Continua após a publicidade -

O estabelecimento, localizado na Avenida Dante Michelini, foi interditado pela Vigilância Sanitária no início da tarde. Apesar de estar com covid-19, ainda não é possível afirmar que o homem está infectado pela nova cepa indiana.

Uma análise será feita pela Fiocruz para confirmar ou descartar a suspeita. Outros dois indianos, que também estão hospedados no hotel, apresentaram sintomas da doença, mas testaram negativo para covid.

A informação sobre o indiano foi confirmada pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, durante evento no Palácio Anchieta. “Nós já identificamos um hóspede contagiado. O que estamos investigando agora é se essa pessoa está com a variante indiana ou não”, explicou o governador.

Hotel isolado

O hotel foi isolado e todos que estiverem no local serão testados, segundo o subsecretário de Estado da Saúde, Luiz Carlos Reblin. Ele explicou que no hotel estão 52 adultos e cinco crianças, além de 37 funcionários.

” Todos farão o teste RT-PCR para identificar se estão com o vírus. Se der positivo, como o primeiro caso do passageiro indiano, o material será enviado para a Fiocruz, no Rio de Janeiro, que faz a análise e confirma as variantes”, descreveu.

O subsecretário informou ainda que o hotel está fechado. “Todos aqui acompanham a preocupação mundial com essa variante do vírus, da possibilidade de causar grandes surtos onde se instalada. O hotel não recebe mais clientes. Ninguém mais o acessa. Tinha evento previsto que já foi cancelado. As pessoas que estão hospedadas só vão sair depois de autorização das autoridades sanitárias ali presentes”, continuou Reblin.

O hóspede

Os indianos estavam no Espírito Santo a trabalho, vindos em um voo de São Paulo, e iriam levar um navio atracado no litoral capixaba para a Índia. O passageiro que testou positivo já chegou com tosse, coriza e febre. Por isso, o hotel acionou a Vigilância Sanitária.

Os profissionais de saúde foram até o quarto dos estrangeiros e realizaram o teste swab. Em seguida, os funcionários que tiveram contato direto com os três asiáticos também foram identificados e estão sendo testados, assim como os outros hóspedes. A área da piscina, por ser ampla e ao ar livre, foi adaptada para a coleta de material. Cerca de 100 testes serão aplicados para investigação de possíveis infecções.

Medo

O jornalista Victor Rodrigues, 27 anos, que mora no bairro desde que nasceu, relatou que na segunda-feira viu os indianos passeando na orla de Camburi, que é bem frequentada pelos moradores do bairro. “Então, com certeza eles rodaram o bairro todo, pois já estavam aqui há mais de uma semana”, disse à ESBrasil.

Victor e os pais, que moram próximo ao hotel onde os indianos estão hospedados e isolados, foram contaminados com a covid-19 há cerca de dois meses, então o receio ainda maior.

“Tenho receio dessa cepa se espalhar por aqui, pois o bairro é bem grande, há muitos idosos, crianças e com isso, mais pessoas sejam infectadas. Minha família toda mora no bairro e estamos bastante apreensivos”, declarou.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA