25.5 C
Vitória
sábado, 18 maio, 2024

Hospital Municipal Materno Infantil da Serra inicia atividades

O Hospital Municipal Materno Infantil contará com 50 leitos para alojamento de gestantes e puérperas, Centro Obstétrico com três salas cirúrgicas e muito mais

Por Wesley Ribeiro 

O atendimento ao público no Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), em Colina de Laranjeiras, na Serra, terá início no sábado, 19 de fevereiro, às 7 horas. A inauguração do hospital aconteceu na quarta-feira, 16 de fevereiro.

- Continua após a publicidade -

Neste primeiro momento, o HMMI contará com 50 leitos para alojamento de gestantes e puérperas de risco habitual; Centro Obstétrico com três salas cirúrgicas e sete quartos PPP (de Pré-Parto, Parto e Pós-Parto); exames de imagem e laboratoriais e sala de vacina.

Além disso, contará com um cartório civil funcionará no local para fazer o registro dos bebês. No Materno Infantil, a mãe não sai de perto do seu filho. As informações são da Prefeitura Municipal da Serra.

A solenidade de inauguração, que aconteceu na área externa do hospital, contou com a presença do prefeito da Serra, Sergio Vidigal; da ex-deputada federal e estadual, Sueli Vidigal; da vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes; da secretária de Saúde da Serra, Bernadete Coelho; além dos demais secretários municipais, vereadores e deputados estaduais.

esbrasil_inuguracao-hospital-infantil-serra
Solenidade de inauguração do Hospital Municipal Materno Infantil, na Serra – Foto: Edson Reis/PMS

Representantes da irmandade também estiveram presentes, como a provedora da Irmandade, Maria da Penha Rodrigues D’Avila; e o diretor clínico do hospital, o médico Eduardo Pereira Soares.

“Esse é um momento muito emocionante. A abertura deste hospital é a realização de um sonho para todos nós, principalmente para as mães que agora poderão ter seus filhos na Serra. É um avanço histórico na saúde da nossa cidade e eu fico muito feliz por ter não somente idealizado e licitado o projeto enquanto prefeito, mas também ter buscado recursos necessários para que essa obra pudesse ser entregue aos moradores”, disse o prefeito Sergio Vidigal.

“A partir desse momento, com a inauguração do Hospital Municipal Materno Infantil, as nossas gestantes não precisarão buscar mais os outros municípios para ter seus filhos. A Serra é o município mais populoso do Estado e tem a maior rede municipal de serviço de saúde. A inauguração do hospital completa todo um ciclo de saúde no município extremamente importante para seus moradores: são 39 Unidades Básicas de Saúde; três Unidades de Pronto-Atendimento”, disse, emocionada, a secretária de Saúde da Serra, Bernadete Coelho.

No HMMI também haverá um ambulatório voltado para atendimento às vítimas de violência sexual, que funcionará durante 24 horas. Uma equipe multidisciplinar, composta por médico, enfermeiro, assistente social e psicólogo, estará preparada para acolher e atender a todos.

Capacidade

Quando estiver operando na sua totalidade, a partir de abril/maio deste ano, o Hospital Municipal Materno Infantil terá a capacidade mensal para

  • 638 – internações obstétricas de risco habitual
  • 255 – internações de risco alto
  • 51 – internações de cirurgia pediátrica
  • 128 – internações de ginecologia clínica e cirúrgica
  • 55 – internações em Unidade de Terapia Neonatal (Utin)
  • 51 – internações de Tratamento Intermediário Neonatal Convencional (UCINCO)
  • 26 – Internações em Unidades de Tratamento Intermediário Neonatal Prematuro (UCINCA) ou leito-canguru
  • 51 – internações em Unidade de Terapia Intensiva Adulta (UTI)
  • 3.240 – consultas
  • 2.304 – consultas em ambulatório de especialidades

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA