23.9 C
Vitória
sexta-feira, 10 julho, 2020

Tenha estes hábitos para chegar à velhice com a mente ativa

Leia Também

Bike Vitória retorna às atividades na próxima segunda (13)

As bikes poderão ser utilizadas de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas e, aos sábados, das 7 às 13 horas.

Governo do Estado autoriza obra de escola indígena em Aracruz

A Escola Estadual Indígena de Ensino Médio (EEIM), localizada na Aldeia de Caieiras Velha, possui 882,68 metros quadrados e o investimento será de R$ 496.734,33.

Bolsonaro sanciona lei que suspende pagamento de parcelas do Fies

Os saldos das obrigações suspensas devem ser pagos de forma diluída. Saiba mais! O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que suspende o pagamento de...

CNI: confiança dos empresários da indústria melhora pelo 3ª mês seguido em julho

As expectativas com relação aos próximos seis meses já são otimistas", destacou a CNI, no documento. Confira! Por Eduardo Rodrigues (AE) Após bater no fundo do...

Hábitos realizados ao longo da vida influenciam a forma como se vive o processo de envelhecimento

Os brasileiros estão vivendo mais. É o que mostram os dados divulgados nessa quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a pesquisa Tábua de Mortalidade 2018, atualmente a expectativa de vida no Brasil é de 76,3 anos. E, cada vez mais, os idosos chegam a essa faixa etária esbanjando saúde e autonomia e desempenhando diversas atividades dentro e fora de casa.

O que fazer, então, para envelhecer com mente e corpo sãos? O psicólogo Gustavo Souza, da Jequitibá Residência Assistida, indica dez hábitos que podem ser feitos ao longo da vida para passar dos 60 anos com uma mente ativa. “Uma velhice saudável se constrói na infância, na juventude e quando adulto, e não ao se tornar idoso. Portanto, quem quer ter um raciocínio rápido e produtivo mais tarde precisa ter bons hábitos desde cedo”, afirma o psicólogo.

Entre eles, estão a prática de exercícios físicos, uma alimentação saudável, os bons relacionamentos, o aprendizado de coisas novas e o otimismo em relação à vida. “Pensar na velhice quando se é novo não é corriqueiro, mas também não precisa ser algo negativo. Ao mudar essa cultura, trabalhando-a do ponto de vista positivo, aumentamos as chances de sermos idosos mais independentes e protagonistas da própria história”, ressalta Gustavo.

Hábitos para chegar à velhice com uma mente ativa

Exercite-se
Na prática de exercícios físicos, o cérebro libera endorfina, substância que proporciona bem-estar para a mente. Mas, atenção, os exercícios devem ser praticados de acordo com a idade e a condição física de cada pessoa e sob a orientação de um profissional de Educação Física, após, é claro, avaliação médica.

Cuide da sua alimentação
É muito importante alimentar-se de forma regular e incluir fibras, verduras, legumes e proteínas nas refeições. O ômega-3, presente em peixes e nozes, por exemplo, ajuda na saúde cerebral e a manter a mente ativa.

Cultive bons relacionamentos
A troca de afetos, ideias, sorrisos e aprendizados com familiares e amigos é fundamental para a saúde mental e proporciona efeitos positivos na capacidade cognitiva.

Leia mais livros
Quando uma pessoa lê um livro, ela cria imagens e aciona diversos centros cerebrais.

Aprenda coisas novas
Aprender algo novo, como um novo idioma, é um bom desafio para manter o cérebro em forma. Aulas de artesanato e dança também são boas pedidas. Se for em grupo, melhor ainda para estimular a socialização e ajudar a cultivar relacionamentos.

Ouça música
A música ativa todas as partes do cérebro, melhorando a capacidade cognitiva. Além disso, a memória musical é, muitas vezes, a última a desaparecer.

Durma bem
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são necessárias em média oito horas diárias de sono por dia. Esse número, no entanto, pode mudar em cada faixa etária. Mas, independentemente da idade, dormir pouco pode causar estresse, apatia e mente esgotada.

Fique em silêncio por um tempo
Da mesma forma que interagir com as pessoas é importante, ter um momento consigo mesmo também. Um tempo em silêncio, por meio do relaxamento, e da meditação em uma sala silenciosa, traz muitos benefícios à saúde mental, acalma os pensamentos e amplia a capacidade de percepção.

Seja otimista
Seja otimista com a vida, o mundo e, principalmente, com você mesmo! A afirmação positiva fortalece as redes neurais e aumenta a proficiência mental.

Beba água
Você sabia que 75% do cérebro é formado por água? Logo, para um bom funcionamento do órgão, e de todo o corpo é fundamental manter-se hidratado.

Leia também
Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

ArcelorMittal Tubarão religará o segundo alto-forno neste mês

O equipamento, com capacidade para produção de 1,2 milhão de toneladas de ferro gusa/ano, estava paralisado desde o ano passado, quando passou por uma ampla reforma de manutenção.

Saques do auxílio emergencial e do FGTS antecipados. Como fazer?

Muitos brasileiros estão recebendo os valores por meio do aplicativo Caixa Tem. Para isso, algumas fintechs permitem que a transferência seja realizada antecipadamente.

CNI: acordo traz segurança a comércio exterior de produtos brasileiros

CNI comemorou ratificação do Protocolo de Nagoia. Saiba mais! A Confederação Nacional da Indústria (CNI) comemorou a ratificação do Protocolo de Nagoia, aprovada nesta quarta-feira...

Sebrae: cresce interesse por cursos a distância para empreender

Inscrições este ano, até o momento, chegam a 1,5 milhão de pessoas. Saiba mais! O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas...

Vida Capixaba

Famílias têm papel fundamental na relação da criança com mundo digital

Rotinas offline ajudam a criança a desenvolver autorregulação. Saiba mais! Durante a pandemia de covid-19, os dispositivos eletrônicos com acesso à internet se tornaram...

Vacinas contra gripe para público em geral

Desde o dia 30 de junho, não há mais grupo prioritário. Com isso, todas as pessoas podem receber a dose.

Shopping Vitória realiza liquidação virtual nesta semana

A RED TAG (etiqueta vermelha), uma liquidação virtual dentro da Vitrine SV, entre os dias 8 e 10 de julho.

Webinar aborda a construção em aço na era da Indústria 4.0

A webinar “Construção em aço na era da Indústria 4.0”, que será realizada nesta quinta-feira (09), a partir das 17 horas.
Continua após publicidade