Restauração do Solar Miguel Simão e obras de pavimentação e drenagem foram autorizadas em solenidade que contou com a presença de Renato Casagrande, em Alegre
Por Redação
O governo do Espírito Santo autorizou, na última quinta-feira (23), o início das obras de restauração do Solar Miguel Simão e para a pavimentação e drenagem de ruas no município de Alegre. A autorização para os serviços aconteceu em solenidade na cidade do sul capixaba, com a presença de líderes locais e do governador Renato Casagrande (PSB).
As melhorias são fruto do convênio firmado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e a Prefeitura de Alegre. Os investimentos das duas obras totalizam aproximadamente R$ 4,5 milhões.
“Estamos dando a Ordem de Serviço para a restauração desse lindo prédio de 1927. Uma ação que vai deixá-lo ainda mais belo. A cidade de Alegre tem uma riqueza cultural extraordinária. Também assinamos o convênio para obras de drenagem e pavimentação de ruas. Além disso, o Estado tem parceria para melhorias nas escolas municipais e já está bem encaminhada a revitalização do teatro. Só conseguimos fazer esse trabalho de apoio aos municípios tendo um Estado organizado”, destacou Casagrande.
O prefeito de Alegre, Nemrod Emerick (Solidariedade), também ressaltou a importância das ações para o município. “Estive ao lado do governador, pois entendi que o município recebeu diversas obras estruturantes, como a contenção de muros, e ainda temos muito a fazer. Registro aqui minha fidelidade ao governador que tem atuado com muita presteza em todo Estado. Em breve, estaremos juntos novamente inaugurando todas essas obras que anunciamos e estamos fazendo em parceria. Vamos transformando a nossa cidade em um município cada vez melhor para se viver”, afirmou.
O Solar Miguel Simão foi inaugurado em 1927, com o propósito de servir como casa comercial de café. O prédio ficou abandonado por longos anos, tendo o governo municipal retomado sua “posse” em 2006.
Com a reforma, serão restauradas a cobertura, os forros, as portas, as janelas e os pisos, além das pinturas artísticas das paredes internas do segundo pavimento do imóvel.
Já os investimentos na infraestrutura acontecerão no bairro Campo da Aviação. As intervenções contam com 420 metros de rede de drenagem, 4,928 metros quadrados de pavimentação em blocos de concreto, 1,494 metros de meio fio e 2.329 metros quadrados de calçada cidadã, beneficiando aproximadamente dois mil moradores. “A execução da pavimentação, drenagem e calçada cidadã nas ruas trará melhoria na qualidade de vida da população, que contará com mais mobilidade e acessibilidade de veículos e pedestres, contribuindo para o desenvolvimento urbano e socioeconômico da região”, destacou o secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente.