25.9 C
Vitória
domingo, 23 junho, 2024

3 passeios ‘bate e volta’ saindo de Vitória para curtir no ES

Confira opções para explorar belezas naturais do ES em trilhas, praias e cachoeiras no feriado desta quarta (1), Dia do Trabalho

Com a chegada do feriado do Dia do Trabalho, nesta quarta-feira (1), os capixaba e turistas que estiverem pelo Estado podem aproveitar opções para se aventurar ou  relaxar ao ar livre. Confira três indicações de destinos para planejar seu próximo passeio:

3 passeios 'bate e volta' saindo de Vitória para curtir no ES
O cartunista Gilberto Zappa retratou a beleza do Lago Negro e da Pedra Azul, durante visita à região – Foto: Reprodução/ Instagram @pousadapedraazul

Pedra Azul

A pouco mais de 72 km de Vitória, o distrito de Pedra Azul, situado no município de Domingos Martins, é uma opção de passeio para quem busca experiências únicas em meio à natureza em um dos cartões postais mais belos do Espírito Santo para o Ecoturismo.

- Continua após a publicidade -

O Parque Estadual oferece trilhas autoguiadas, que incluem o Circuito Parcial e o Circuito Completo, ambas proporcionando acesso a mirantes e piscinas naturais formadas por cavidades rochosas. O locall funciona no feriado de quarta-feira (1), das 8h às 16h, mas é preciso agendar previamente no site agenda.es.gov.br. Basta buscar “Pedra Azul” e clicar na opção “Individual – Trilhas e piscinas naturais”.

Além disso, é possível realizar passeios de quadriciclo no Ecoparque Pedra Azul, que oferece uma experiência de aventura com vistas da região.

A Rota do Lagarto é uma área que conta com pousadas, cafeterias, cervejarias e lojas, ideal para quem deseja relaxar e apreciar a paisagem local. A Casa do Turista e o Portal da Pedra Azul são pontos de apoio e informações para os turistas, onde é possível também aproveitar a gastronomia local e adquirir artesanato.

Para os interessados em agroturismo, a Rota do Lagarto reúne pousadas, cafeterias, cervejarias e lojas com produtos artesanais, além de proporcionar paisagens pitorescas ao longo de 8km de percurso. Outras atrações incluem o Lavandário, com milhares de mudas de lavanda, o Bosque das Cerejeiras, que oferece uma bela florada entre julho e agosto, o Campo de Morangos do Sítio Pedreiras e o Lago Negro, para apreciação e fotografia.

3 passeios 'bate e volta' saindo de Vitória para curtir no ES
Praia Grande, em Fundão – Foto: Setur

Praias Grande e Costa Azul, em Fundão

As praias Grande e Costa Azul, a pouco mais de 50 km de Vitória, estão situadas no município de Fundão, Espírito Santo, e são opções de passeio para quem procura momentos de relaxamento e lazer ao sol.

Costa Azul é famosa por suas piscinas naturais aquecidas por corais, ideais para mergulho e observação marinha, enquanto Praia Grande atrai visitantes com sua ampla faixa de areia dourada e águas que alternam entre tons de azul e cinza, adequadas para esportes náuticos como velejo. A infraestrutura é bem desenvolvida, com variedade de opções de acomodação, restaurantes e bares na orla, além de barracas de artesanato.

3 passeios 'bate e volta' saindo de Vitória para curtir no ES
Cachoeira da Fumaça possui queda d’água de 144 metros de altura e atrai visitantes de todo o país – Foto: Setur

Cachoeira da Fumaça

A aproximadamente 190km de Vitória, o Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, localizado na região do Caparaó, abriga a impressionante Cachoeira da Fumaça, a maior queda d’água perene do Espírito Santo com 144 metros de altura, cujo impacto contra as rochas cria uma densa nuvem de gotículas que se assemelha à fumaça, oferecendo a sensação de estar próximo a uma nuvem.

A área é acessível sem a necessidade de agendamento prévio, das 8h às 17h, com entrada gratuita. É possível visitar os mirantes com vista panorâmica e uma rede de trilhas curtas que proporcionam um contato direto com a rica vegetação local, praticar escalada e rapel e se banhar nas poças que a cachoeira forma. Os banhos na cachoeira principal não são recomendados devido à forte correnteza no rio.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -