Atual prefeito Lorenzo Pazolini atinge 51,6% dos votos em levantamento divulgado nesta terça-feira
Por Robson Maia
A pesquisa eleitoral divulgada na última terça-feira (24) pela Futura aponta a vitória do atual prefeito e candidato à reeleição, Lorenzo Pazolini (Republicanos), para à Prefeitura de Vitória. O gestor mantém a tendência de crescimento apresentada nos últimos levantamentos, ampliando a margem para o segundo colocado, o ex-prefeito João Coser (PT).
O estudo envolveu a entrevista de 600 eleitores da capital, com idade superior a 16 anos, e foi realizada por meio de telefone assistido por computador. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais e para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n.º ES-02757/2024 para o cargo de prefeito.
Confira as propostas dos candidatos de Vitória
No cenário espontâneo, em que não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, Pazolini lidera com 53,4% das intenções de votos. Coser figura em segundo, com 14,7% dos votos. O ex-prefeito Luiz Paulo (PSDB) aparece na terceira posição, com 6,7% dos votos. Os deputados Capitão Assumção e Camila Valadão (Psol) aparecem com 4% e 3,5% dos votos, respectivamente. Em último, Du Kawasaki (Avante), fecha com 0,3%.
Outros candidatos que não estão concorrendo obtiveram 0,4%, brancos e nulos 4,1%, e indecisos 12,9%.
Já no cenário estimulado, em que os candidatos são apresentados ao eleitor, Pazolini também venceria no primeiro turno, com 56,9%. Coser se mantém em segundo, com 17,3%. Em terceiro e quarto lugar, respectivamente, estão Luiz Paulo, com 8,6%, e Assumção, com 5,4%. Em quinto lugar se posiciona Camila Valadão com 4,3% e por último Du (Avante) com 0,3%.
A pesquisa avaliou ainda o nível de rejeição de cada candidato. Assumção e Coser aparecem empatados, com 38,8% e 38,4%, respectivamente. Em segundo lugar, Valadão pontua 27,4%. Luiz Paulo figura em terceiro com 17,1%. Du Kawasaki tem 16,6% e Lorenzo Pazolini fecha com 14,3%. Não rejeitam ninguém 5% dos entrevistados, outros 1,2% rejeitam todos, e não souberam ou não responderam 4,1%.