Atual prefeito Lorenzo Pazolini atinge 55,2% dos votos válidos em levantamento divulgado nesta quarta-feira
Por Robson Maia
A pesquisa eleitoral divulgada nesta quarta-feira (2) pelo Instituto Paraná Pesquisas aponta a vitória do atual prefeito e candidato à reeleição, Lorenzo Pazolini (Republicanos), para à Prefeitura de Vitória no primeiro turno. O gestor mantém a tendência de crescimento apresentada nos últimos levantamentos, ampliando a margem para o segundo colocado, o ex-prefeito João Coser (PT).
O estudo envolveu a entrevista de 800 eleitores da capital, com idade superior a 16 anos, e foi realizada por meio de telefone assistido por computador, entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número ES-07464/2024.
Considerando apenas votos válidos, Pazolini será reeleito, de acordo com o levantamento, com 55,2% dos votos. Em segundo lugar aparece Coser, com 19%, seguido por Luiz Paulo (PSDB), com 9,6%, Capitão Assumção (PL), com 8,8%, e Camila Valadão (Psol), com 6,9% dos votos. Completa a lista Du Kawasaki (Avante), com 0,5% dos votos.
Cenário estimulado aponta vitória de Pazolini
Em situação similar, desta vez no cenário estimulado – em que os eleitores conhecem as opções de voto -, Pazolini deve levar a vitória ainda no primeiro turno, segundo a pesquisa. O atual gestor tem 50,2%, ante 17,3% de João Coser. Completam a lista Luiz Paulo, com 8,8%, Assumção, com 8%, Valadão, com 6,3%, e Du, com 0,5%.
Pesquisa apontou rejeições
A pesquisa avaliou ainda o nível de rejeição de cada candidato. Coser aparece em primeiro, com 39,6%. Em segundo lugar, Assumção pontua 30,8%. Pazolini figura em terceiro com 16,5%. Valadão vem logo atrás, com 15,4%. Luiz Paulo com 10,4%. Em último lugar está Du, com 6,8%.