Fiat Fastback é ideal para as famílias; caimento do teto e grande balanço atrás resultaram em um porta-malas generoso, por exemplo
Por redação [Agência Estado]
Com 47% das vendas de veículos leves em 2023, os SUVs são os preferidos dos brasileiros. Por isso, têm papel estratégico e funcionam como vitrine para os conteúdos mais modernos o que explica, em parte, a disparada de preços – o nível tecnológico é proporcionalmente alto. Essa é a tônica do Fiat Fastback Impetus Turbo 200 Flex, cuja tabela, em São Paulo, parte de R$ 146.990.
A versão mais cara do SUV com linhas de cupê e motor 1.0 turbo flexível tem câmbio automático CVT, que simula sete marchas. O três-cilindros gera 130 cv de potência e torque de 20,4 mkgf às 1.750 rpm, com etanol. Conforme a Fiat, o carro faz de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos. Isso confirma nossa boa impressão ao volante. No dia-a-dia, o Fastaback é ágil.
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Mas, apesar dos bons desempenho e números de consumo, de até 13,9 km/l na estrada, com gasolina, o preço do SUV pode assustar A contrapartida está no pacote de soluções eletrônicas, que traz assistentes de condução, como farol alto e frenagem automática de emergência automáticos.
Aos poucos, esses itens vão virando “obrigatórios” nos carros dessa faixa de preço. Mas o SUV da Fiat é um dos mais “conectados” do segmento. A versão Impetus traz chip de internet, duas telas, sendo uma de 7 polegadas (aprox. 18 cm) no quadro de instrumentos e outra de 10″ no multimídia, com espelhamento sem fio de celulares com Apple CarPlay e Android Auto.
Ao dar a partida no motor, o telefone se conecta ao multimídia prontamente. Com isso, permite acessar aplicativos como Spotify e Waze, para citar dois dos mais populares. Também dá para usar assistentes virtuais e comandos por voz. Bem como acessar dados e comandos pelo celular em tempo real, como ligar o motor e ver a localização do carro. Isso ainda não está disponível em rivais como Chevrolet Tracker e VW Nivus, por exemplo.
Há ainda carregador de celular por indução e freio de estacionamento com acionamento elétrico, além de controles eletrônicos de estabilidade e tração. O ponto fraco são os quatro air bags, sendo dois frontais e dois nas laterais dianteiras. Ou seja, não há os do tipo cortina na área das janelas traseiras. Praticamente todos os concorrentes trazem seis air bags com itens de fábrica.
Bom porta malas
Com 2,53 metros de distância entre os eixos, o espaço interno não é dos maiores. Entretanto, o Fiat tem um curinga. O caimento do teto e grande balanço atrás resultaram em um porta-malas generoso, de 516 litros. Ou seja, é quase o mesmo tamanho do bagageiro do sedã Cronos, que tem 525 l.
Embora isso possa parecer um detalhe, na prática, o porta-malas do Fastback é ideal para as famílias. Para comparação, o do Chevrolet Tracker tem 393 l, o do Nivus tem 415 l e o do Honda HR-V, 354 l. No Hyundai Creta são 422 l, no Nissan Kicks são 432 l e no Renault Duster – o que mais se aproxima do Fiat -, tem 475 l.
Com entregas a partir de outubro de 2022, o Fastback acaba de completar seis meses no mercado. E os números de vendas são ótimos. Foram 9.889 unidades de outubro a dezembro. Assim, a média mensal foi de cerca de 3.300 carros. Por sua vez, de janeiro a março deste ano foram 8.705 emplacamentos. Assim, a média foi de 2.900 exemplares por mês.
Com esse desempenho, o Fastback é o 10º SUV mais vendido do Brasil em 2023. Assim, está praticamente empatado com o Nivus e à frente do HR-V. Isso mostra que a Fiat acertou na estratégia de oferecer um carro com estilo inovador, muito recheio eletrônico e porta-malas generoso.
Com o mesmo trem de força, a versão Audace Turbo 200 Flex parte de R$ 134.990. Porém, a lista de equipamentos é menor que a da Impetus. A Limited Edition, de topo, começa em R$ 159.990. Seu motor 1.4 turbo gera até 185 cv.
Prós e Contras
PRÓS – AGILIDADE
Motor 1.0 turbo garante vigor, há boa lista de equipamentos, incluindo de conectividade, e porta-malas é generoso.
CONTRAS – TAMANHO E PREÇO
SUV tem cabine acanhada, não há air bags do tipo cortina atrás e tabela assusta.