23.8 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Festival da Torta Capixaba 2020 em novo formato

Evento será totalmente online e deve acontecer entre os dias 9 e 12 de abril

Diante da orientação das autoridades de saúde de isolamento domiciliar, o Festival da Torta Capixaba, tradicional no Espírito Santo, terá novo formato na edição deste ano. Para evitar aglomeração de pessoas, a Prefeitura de Vitória está viabilizando para que o evento acontece de forma online, entre os dias 9 e 12 de abril, no período da Semana Santa.

A iniciativa é uma parceria da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) com a Associação de Pescadores, Marisqueiros e Desfiadeiras de Siri da Ilha das Caieiras, o Movimento Comunitário de Moradores da Ilha das Caieiras e a startup “Shipp”.

- Continua após a publicidade -

Será disponibilizada uma área especial no app – disponível para IPhone e Android -, com divulgação de todos os pratos dos expositores e restaurantes participantes do festival.

“Ainda estamos formatando o festival para esse ano. Teremos tudo novo e essa maneira (virtual) foi o únicoz jeito que encontramos de valorizar o trabalho dessas pessoas, que já estão a dois meses preparando os ingredientes para montar os pratos”, ressaltou o diretor-presidente da CDTIV, Leonardo Krohling.

O diretor-presidente destacou ainda que pensar em uma nova maneira de realizar o festival, além de valorizar o trabalho das pessoas é garantir o emprego e renda de uma comunidade que gira em torno do evento, que deve movimentar cerca de R$ 5 milhões.

No formato anterior (presencial), era estimada a venda de cerca de 500 quilos de torta, o que renderia R$ 50 mil para os 31 expositores e nove restaurantes da Ilha das Caieiras cadastrados para o evento. “Com o festival online não conseguimos estimar as vendas para 2020”, declarou Krohling.

Passo para o futuro

Para a vice-presidente da Associação de Pescadores, Marisqueiros e Desfiadeiras de Siri da Ilha das Caieiras, Simone Leal, a iniciativa trouxe esperança e alegria para as dezenas de famílias que dependem do evento. Ela destaca ainda que toda matéria-prima para confecção da torta já estava garantida para a data.

“Ficamos muito felizes por poder contar com a parceria da Prefeitura de Vitória, que não mediu esforços para viabilizar a realização do Festival da Torta Capixaba de forma on-line, garantindo, assim, a segurança de todos. Além de ajudar a comunidade, que amargaria grandes prejuízos com o cancelamento do evento, a iniciativa representa um grande passo para o futuro, que é a utilização da tecnologia a favor da comunidade. Estamos muito confiantes e preparados para atender os milhares de capixabas que não abrem mão dos pratos tradicionais da Semana Santa”, comemora.

“A realização do Festival de Torta Capixaba é fundamental, pois, neste período de restrição social, irá movimentar a economia local, mesmo na modalidade delivery. Será algo inovador para todos nós e não tenho dúvidas de que será um sucesso”, disse o presidente do Movimento Comunitário da Ilha das Caieiras, Maycon Guimarães.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA