21.9 C
Vitória
segunda-feira, 29 novembro, 2021

Unidade de Coleta de Sangue da Serra será fechada nesta quarta (13)

A unidade anexa ao Hospital Estadual Dório Silva (HEDS) está recebendo poucos doadores e atuando com poucos profissionais. Fechamento será por duas semanas

Diante da situação enfrentada no Espírito Santo por causa da pandemia do novo Coronavírus (Sars-Cov-2), profissionais do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), anexo ao Hospital Estadual Dório Silva (HEDS), informaram que a unidade será temporariamente fechada a partir desta quarta-feira (13).

Diretora-técnica do Hemoes, Rachel Lacourt, destacou que a quantidade de profissionais que atuam na unidade precisou ser reduzida, dificultando a escala de trabalho entre os profissionais. Além disso, a quantidade de doadores também caiu consideravelmente.

“Observamos um número baixo de doadores por dia na unidade da Serra. Já no Hemoes os atendimentos não diminuíram, ajudando a manter os estoques de sangue e o suporte aos hospitais da Rede SUS”, disse Rachel.

Ela reforça que a unidade deve permanecer fechada por no máximo duas semanas. “Estimamos que o tempo de duas semanas será suficiente, mediante esforço de todos para que consigamos preencher a lacuna existente e termos novamente uma força de trabalho médico plena e capacitada”, destacou.

Já o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, frisou que o Hemocentro está com baixa de estoque e é necessário o estímulo da doação de sangue. “Os pacientes com sangue O, principalmente, se puderem façam doações, pois estamos com o estoque chegando a zero. Precisamos desses sangues para salvar outras vidas”, observou.

Onde doar

Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)
Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória.
Telefones: (27) 3636-7900/7920/7921
Funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h.

Hemocentro de Linhares
Endereço: Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce).
Telefones: (27) 3264-6000/ 3264-6019
Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

Hemocentro Regional de Colatina
Endereço: Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro.
Telefones: (27) 3717-2801
Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

Hemocentro Regional de São Mateus
Endereço: Rodovia Othovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington.
Telefones: (27) 3767-7957
Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade