24.9 C
Vitória
sexta-feira, 14 junho, 2024

Estado registra mais dois novos casos suspeitos da varíola dos macacos

Com isso, sobe para 13 o número de notificações da varíola dos macacos no Espírito Santo

Por Wesley Ribeiro 

Mais dois novos casos suspeitos da varíola dos macacos estão sob investigação no Espírito Santo. Assim como nos casos anteriores, ambos são homens, com idade entre 30 e 49 anos, que apresentaram sintomas como febre e erupções cutâneas. Com isso, sobe para 13 o número de notificações da doença no estado.

- Continua após a publicidade -

A informação foi divulgada, em nota, pela secretaria de Estado de Saúde (Sesa) na tarde da última quarta-feira, 27 de julho de 2022. O órgão informou que os pacientes estão em isolamento e sendo monitorados pela vigilância epidemiológica municipal, que acompanha também os contatos próximos de ambos os casos.

A nota, no entanto, não informa se esses novos pacientes têm histórico de viagem a estados ou países com casos confirmados da doença, como aconteceu nos casos anteriores.

O órgão informou também que as amostras dos pacientes já foram coletadas e seguirão para o Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen), para fluxo laboratorial da realização de diagnóstico diferencial.

Se não for confirmada nenhuma outra doença com sintomas semelhantes aos da Monkeypox, as amostras serão encaminhadas ao laboratório de referência, no Rio de Janeiro.

A Sesa ressaltou que o Lacen é capacitado para realizar o teste molecular específico para detecção do vírus da Monkeypox, porém ainda não recebeu os insumos do Ministério da Saúde.

Monkeypox: casos notificados

Com isso, o Espírito Santo soma 13 casos notificados. Desses, sete foram descartados, dois deram positivos e quatro estão em investigação. Os casos positivos são de homens, com faixa etária de 30 a 49 anos, moradores da Grande Vitória.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA