Um ano marcante para o esporte

O Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, foi palco da Copa do Mundo de Futebol Sub-17

Capixabas garantem presença em Tóquio 2020

Em 2019, a imagem que mais marcou o país em termos de esporte certamente foi a campanha do Flamengo, que garantiu títulos em todas as categorias do futebol brasileiro. E o Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, foi palco da conquista da garotada sub-17.

Mas o ano não foi de destaque apenas para o futebol. O Brasil também bateu recorde de medalhas nos Jogos Pan e Parapan-Americanos de Lima, no Peru. Nossos atletas subiram ao pódio 479 vezes. No Pan, a delegação conquistou 171 medalhas (55 de ouro, 45 de prata e 71 de bronze). Já no Parapan, foram 308, sendo 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze.

“Com esses resultados, o esporte pode acreditar em boas participações na Olímpiadas e Paralimpíadas de Tóquio 2020”, afirma o secretário nacional de Alto Rendimento, Emanuel Scheffer, que se tornou mundialmente reconhecido por suas conquistas no vôlei de praia.

Incentivos ao esporte capixaba

Nove capixabas conquistaram medalhas nos Jogos de Lima. Seis deles recebem o Bolsa Atleta: Natália Gaudio, Deborah Medrado, Patricia Pereira, Maxcileide Ramos, Silvelane Oliveira e Bruno Kiefer. O programa da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) a atletas e paratletas capixabas de alto rendimento busca ajudar no custeio de equipamentos e outras despesas esportivas. No ano passado, 117 esportistas foram beneficiados. A previsão é que esse número aumente para 130 em 2020.
Segundo o secretário Júnior Abreu, a Sesport fornecerá até R$ 1 milhão em passagens aéreas para competições nacionais e internacionais no próximo ano, por meio do chamamento público do Compete Esportivo.

MUNDIAL NO KLEBÃO

Um dos destaques do esporte no Espírito Santo foi a realização da Copa do Mundo de Futebol Sub-17 no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica. Entre os dias 27 de outubro e 10 de novembro, 12 seleções atuaram em solo capixaba: Argentina, Camarões, Chile, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Ilhas Salomão, Japão, México, Tajiquistão e Senegal.

As 16 partidas disputadas no local atraíram 66.595 pessoas. O maior público foi registrado no jogo entre Espanha e Argentina (6.845), válido pela fase de grupos.

Para receber o torneio internacional da Fifa, o governo do Estado investiu cerca de R$ 15 milhões na construção de novos banheiros, instalação de painéis de energia fotovoltaica e colocação de grama sintética ao redor do campo, entre outras melhorias no estádio. A previsão é que as obras durem até junho de 2020.

Linhares

Maior município em expansão territorial e com a maior extensão litorânea do Espírito Santo, Linhares recebeu importantes competições nacionais e internacionais em 2019: três etapas do Campeonato Brasileiro de Surfe, o Campeonato Brasileiro de Paramotor e Paratrike, a quarta etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding e o Warm Up do Brasil Ride – principal evento de mountain bike da América Latina. Em 2020, a cidade continuará na rota de importantes torneios. Entre os dias 10 e 20 de junho, será palco do Mundial Paramotor e Paratrike.

Vôlei de praia

As areias da Praia da Costa, em Vila Velha, foram palco da 1ª Etapa do Open Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 19/20. Jogando em casa, o capixaba André Stein, que faz dupla com George, da Paraíba, faturou o título.

A etapa também ficou marcada por homenagens a atletas que gravaram seus nomes na história da modalidade no Brasil e no mundo. Fenômenos das areias ao redor do planeta, Ricardo e Emanuel, ao lado dos técnicos Gilmário Cajá e Rossini, foram homenageados pelos 15 anos da conquista da medalha de ouro na Olimpíadas de Atenas, em 2004.

E quando o assunto são vôlei de praia e Olimpíadas, as atenções se voltam para o mais recente campeão dos Jogos na modalidade, Alison Cerutti. O capixaba, que forma dupla com o paraibano Álvaro Filho, já tem vaga garantida para Tóquio-2020. “Nossa dupla foi formada com a corrida olímpica em andamento. Tivemos cinco meses para trabalhar forte e conquistar a vaga. Vamos com muita disposição para Tóquio, em busca do lugar mais alto do pódio.”

Estação Cidadania

O Estação Cidadania – Esporte de Cariacica, localizado no Parque O Cravo e a Rosa, em Nova Brasília, oferece para a população um ginásio poliesportivo, pista de salto e área de arremesso para a prática de handebol, voleibol, basquetebol, futsal, ginástica rítmica, judô, futebol e atletismo, além de atividades físicas orientadas. Há também academia ao ar livre com equipamentos em inox, campo de futebol de grama, quadra de areia e área de lazer com playground.

Capixabas donas da bola

Em 2019, a Copa de Futebol Feminino Fifa foi transmitida pela primeira vez em TV aberta, o que ajudou a repercutir a participação das mulheres na modalidade. Duas capixabas se destacaram tanto nas quadras quanto nas areias: Gabi Zanotti e Bárbara Colodetti.

Leia Também: