23.3 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Espírito Santo Trilha o Caminho da Inovação

Espírito Santo é o primeiro da Federação a ter um fundo criado, a partir de recursos próprios provenientes dos royalties do petróleo

Por Tyago Ribeiro Hoffmann

O Estado é destaque no cenário nacional por ter Fundo Soberano, é o 5º mais competitivo, Nota A do Tesouro Nacional, melhor avaliação do Ensino Médio e tem o maior Fundo de Investimento em Participações (FIP) da categoria venture capital.

- Continua após a publicidade -

 Inovação é uma premissa para o Governo do Estado. Com sabedoria, o governador do Estado, Renato Casagrande, pensa a longo prazo e planeja um futuro melhor para as próximas gerações. A partir o Fundo Soberano (Funses), uma iniciativa pioneira, o Governo demonstra maturidade e adesão a uma cultura de gestão que vai além dos quatro anos de gestão. Trabalhando com muito empenho, já acumulamos posições que chamam atenção no cenário nacional e internacional, pois temos a melhor avaliação do Ensino Médio, somos o 5º Estado mais competitivo, temos estabilidade institucional, segurança jurídica e recebemos Nota A do Tesouro Nacional.

E mais, o Espírito Santo é o primeiro da Federação a ter um fundo criado, a partir de recursos próprios provenientes dos royalties do petróleo, o Fundo Soberano (Funses), e, até o final do ano, este investimento, de acordo com estimativa, acumulará o primeiro bilhão.

Não paramos por aí. Uma ramificação do Funses, o Fundo Exclusivo de Investimentos em Participações (FIP), operacionalizado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), é mais um divisor de águas para a economia capixaba e surge no mercado como o maior da categoria venture capital da atualidade no País, tendo aporte inicial de R$ 250 milhões, e poderá atingir até R$ 500 milhões em recursos.

A Chamada Pública para selecionar a empresa que atuará como gestora do FIP está em andamento e, já na primeira quinzena de outubro, será anunciado o nome da empresa vencedora, que terá papel fundamental, pois fará a avaliação das empresas, a valoração, negociação, aceleração e o desinvestimento a ser feito pelo Fundo.

Com o FIP, o Governo do Estado pretende atrair novos negócios, já que o capital investido será destinado para projetos de empresas que tenham ou venham a ter investimentos no Estado ou em todo o território nacional, desde que a empresa tenha sede fiscal no Espírito Santo. O foco do FIP são empresas inovadoras de até médio porte, que tenham a atividade principal voltada para a inovação ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social, em diferentes setores, como Tecnologias da Informação e Comunicação; Nanotecnologia; Varejo e Comércio Eletrônico; Economia Criativa, Serviços Financeiros; Economia Digital; Educação; Saúde e Ciências da Vida; Energias Renováveis; Químico e Materiais; Meio Ambiente; Agronegócio; Metalmecânico; Transporte; Logística; Rochas Ornamentais; Economia do Turismo e Lazer; Madeira e Móveis; Confecção; Têxtil e Calçados.

Aliando à boa gestão e aos investimentos, o Espírito Santo quer atrair empresas inovadoras, seguindo uma tendência mundial, e estimular cada vez mais o desenvolvimento associado à inovação para criar oportunidades a todos os capixabas.

Desde o início do mandato do governador Renato Casagrande, o estímulo à inovação passou a ser prioridade para o Governo. No primeiro momento, investimentos e esforços foram direcionados para uma verdadeira revolução na gestão do Estado. Incorporamos ferramentas tecnológicas, adotamos novos modelos de planejamento e organização, informatizamos processos e serviços públicos. Passo seguinte, investimos no apoio aos projetos e iniciativas inovadores, voltados também para o incentivo a modernização e à diversificação da economia estadual. Assim, de um lado, ganhamos em eficiência, rapidez e transparência na Administração, enquanto do outro lado construímos a base necessária para sustentar um salto de desenvolvimento econômico e social. Com incentivos às startups atentas aos desafios do futuro e às necessidades da população, o apoio à pesquisa nos mais diferentes campos e a rápida e consistente incorporação de tecnologia de ponta ao dia a dia do Governo, consolidamos o alicerce seguro para receber o futuro.

Minicurrículo

Tyago Ribeiro Hoffmann é Secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento. É economista e mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

 

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba