21 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

ES: Mais de 32 mil novos empregos em 2022

Foram criados até julho, 32.618 novos postos de trabalho com carteira assinada no estado do Espírito Santo

Por Amanda Amaral

Até julho deste ano, foram criados no Estado 32.618 postos de trabalho com carteira assinada. O saldo do mês foi positivo, com a criação de 27 novos vínculos trabalhistas, porém o Espirito Santo apresentou o pior desempenho frente aos demais estados brasileiros.

- Continua após a publicidade -

Os dados foram divulgados pelo Instituto Jones Santos Neves (IJSN), com base nas informações do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED).

Em relação às Unidades da Federação (UF’s), Tocantins (+1,22%) apresentou o melhor desempenho na variação mensal do estoque de empregos em julho deste ano. Por outro lado, o Espírito Santo teve o pior desempenho.

Em julho, foram contratados 36.865 trabalhadores, contudo, o número de desligamentos foi de 36.838, gerando uma diferença de 27 postos de trabalho. No mês anterior, o saldo positivo foi de +2.973.

Desempenho do ES

“Fazendo uma análise de 2022, observamos que houve um crescimento muito forte nos meses anteriores, o que acaba por compensar o saldo deste mês. Em maio, batemos um recorde com a criação de quase 12 mil postos de trabalho. Talvez, julho possa ter apresentado um saldo menor em razão de um comportamento do mercado, mas é um ponto fora da curva, e vamos recuperar isso”, comentou o diretor de Integração e Projetos Especiais do IJSN, Pablo Lira.

Ele complementou: “Nos sete primeiros meses do ano, já foram criados mais de 32 mil postos de trabalho. Em todo o ano passado, foram criados em torno de 53 mil, um resultado excelente, mas seguindo a tendência dos primeiros meses, nós acreditamos que vamos superar este número em 2022. E com relação ao crescimento econômico, analisando o PIB, a tendência é de que o Espírito Santo também apresente um desempenho melhor do que em 2021”.

Setores da economia

No acumulado de 12 meses, foram 51.907 novos postos de trabalho no Espírito Santo. Dentre as atividades econômicas do Espírito Santo, todos os setores apresentaram desempenho positivo, com exceção da Agropecuária (-2.620).

ES: Mais de 32 mil novos empregos em 2022
Diretor no IJSN, Pablo Lira comenta sobre o desempenho do Espírito Santo. Foto: Divulgação

Nos demais setores os resultados foram: Serviços (+1.281); Indústria Geral (+396); Construção (+511); e Comércio com (+459). No Espírito Santo, o setor de Serviços apresentou números positivos em todos os subsetores, com o destaque de crescimento de vínculos ocorrendo em Informação, Comunicação e Atividades Financeiras, Imobiliárias, Profissionais e Administrativas, com +915 vínculos.

No setor de Indústria Geral, o subsetor que obteve o maior crescimento foi a Indústria de Transformação, com +372 vínculos, enquanto o único subsetor que apresentou diminuição de postos de trabalho foi a Indústria Extrativa (-8).

Municípios capixabas

Serra (+716), Vitória (+363) e Vila Velha (+334) estão entre os municípios (acima de 30 mil habitantes) que mais criaram empregos no mês de julho. Já Sooretama (-474), Linhares (-444) e Jaguaré (-380) apresentaram resultados negativos no mês.

Com informações do IJSN. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA