28.8 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

Serra é o município que mais gerou empregos em setembro

Serra é o município que mais gerou empregos no Estado no mês de setembro com saldo positivo de 2,2 mil postos

Por Amanda Amaral

Serra é o município que mais gerou empregos no Espírito Santo no mês de sete3mbro, o saldo positivo (diferença entre admissões e desligamentos) em setembro foi de 2.206 postos de trabalho celetistas, ou seja, com carteira assinada.

- Continua após a publicidade -

As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No ranking entre os municípios do Estado, no acumulado até o 9° mês de 2022, a Serra está em segundo com 11.109 novos empregos.

O economista e secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo da Serra, Miguel Porcaro, analisa que a posição da Serra entre os municípios líderes na geração de emprego é sustentável e com viés de subida.

Serra x Vitória

serra é o município que mais gerou empregos
O secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra, Luiz de Mello Leitão, comenta sobre a robustez e diversificação da economia. Foto: Divulgação/PMS

“Na geração de empregos mês a mês, a Serra esteve por três vezes na primeira colocação, posição que divide com Vitória entre os municípios que mais geraram emprego a cada mês. Quando se analisa o acumulado no ano, percebe-se que a diferença da Serra para o município que está em primeiro diminui mês a mês. Caiu de 25,31% em agosto para 14,8% em setembro”, explica.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico da Serra, Luiz Fernando Castro de Mello Leitão, destaca os fatores encontrados na Serra que favorecem a geração de empregos.

“Há alguns anos a economia do município é diversificada e robusta. Para aumentar este potencial, a gestão da Prefeitura da Serra tem promovido ações de desburocratização e de atração de investimentos para o município ampliar e qualificar a geração de emprego”, ressalta o secretário.

Outros municípios

Além da Serra, em setembro de 2022, os municípios capixabas com mais de 30.000 mil habitantes que tiveram os melhores resultados foram Aracruz (+1.167) e Vitória (+1.112). Os que apresentaram as maiores perdas de vínculos foram Santa Maria de Jetibá (-15), Marataízes (-31) e Itapemirim (-247).

Já o estado do Espírito Santo ficou em 7º entre as Unidades da Federação com o melhor resultado na variação do estoque de empregos no mês de setembro deste ano com a elevação de 0,98% na comparação mensal. 

Criação de postos celetistas em setembro de 2022 no Espírito Santo:

Os que mais criaram novos vínculos de trabalho:

Serra: +2.206
Aracruz: +1.167
Vitória: +1.112

Os que mais apresentaram perdas de vínculos de trabalho:

Santa Maria de Jetibá: -15
Marataízes: -31
Itapemirim: -247

Fonte: Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA